Início Notícia Voltar

APNI/RS é madrinha do Banco de Sangue Virtual

O trabalho consiste em efetivar uma parceria entre instituições e doadores, com a finalidade de ajudar os pacientes e familiares que sofrem com a espera de doadores.



Data da Publicação da Notícia : 22/05/2019 14:07 por Portão Não Me Toque https://www.portalnmt.com.br/noticias/apni-rs-%C3%A9-madrinha-do-banco-de-sang

CapaNoticia
Banner Topo

Tendo em vista que hospitais e hemocentros estão sempre em busca de doadores/voluntários para poder abastecer seus estoques, que seguidamente sofrem e padecem com dificuldades no atendimento, a Associação dos Portais de Notícias Independentes do Interior do Rio Grande do Sul (APNI/RS) passou a ser oficialmente madrinha do projeto BANCO DE SANGUE VIRTUAL.

 

A ideia é formar um cadastro de doadores voluntários e identificar os diferentes tipos sanguíneos e os respectivos fatores para que os hemocentros possam ter nessa ferramenta uma opção para conseguir seu objetivo maior que é SALVAR VIDAS.

 

 

A prática da doação de sangue será estimulada e o processo para encontrar doadores será facilitado, conforme acreditam os organizadores do projeto.

 

Saiba mais

 

Quais os cuidados após a doação?

 

O doador deve alimentar-se bem, ingerir bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas, bem como, fumar nas primeiras duas horas e esforço físico no dia da doação. Em caso do aparecimento de queixas nos primeiros 15 dias após a doação, o doador deve retornar ao hemocentro e informar as queixas para esclarecimentos.

 

É necessário estar em jejum para doar?

 

Não. É importante que o doador se alimente normalmente, evitando ingerir alimentos gordurosos. Após o almoço é necessário esperar uma hora e meia para doar.

 

Quantidade de sangue coletada

 

Em cada doaçãoo, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue de acordo com  a capacidade de cada doador.

 

É seguro doar sangue?

 

Sim, todo o material usado, inclusive os kits são esterilizados, descartáveis e apirogânicos (não causam febre). Além disso, o doador passa por uma consulta, antes de doar, onde são avaliadas suas condições clínicas.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.