Início Notícia Voltar

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde presente no 34o Carijo da Canção Gaúcha

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde prestará serviços durante todo o 34o Carijo da Canção Gaúcha...



Data da Publicação da Notícia : 16/05/2019 19:35 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde prestará serviços durante todo o 34o Carijo da Canção Gaúcha, realizando a coleta de materiais recicláveis no Parque de Exposições Tealmo José Schardong. Os catadores estarão devidamente identificados com crachá e camiseta da associação e com os carrinhos de coleta doados pelo SICREDI Grande Palmeira no último dia 30 de abril. Utilizarão um terreno no parque como ponto de encontro, onde realizarão a triagem (separação) de parte do material reciclável coletado.

 

Os alunos do Colégio Estadual Três Mártires visitarão as barracas explicando a importância de realizar de maneira correta a separação dos resíduos gerados pelos participantes durante o evento. Informarão quais materiais são considerados recicláveis (lixo seco ou lixo limpo) e quais são classificados como não recicláveis (rejeito ou lixo sujo). Somente o lixo reciclável será recolhido pelos catadores.

 

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde, que possui atualmente 27 integrantes, participa de um projeto da Incubadora Social da UFSM, tem foco no trabalho cooperativo, que busca melhores condições de trabalho para seus membros, bem como geração de renda para eles e suas famílias, através de um trabalho digno, que promove a sustentabilidade socioambiental.

 

A participação no 34º Carijo da Canção Gaúcha será possível por meio de um trabalho conjunto entre a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde, UFSM, o SICREDI Grande Palmeira, o Colégio Estadual Três Mártires e a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura, Planejamento e Meio Ambiente, e Serviços Essenciais. 

 

As entidades envolvidas solicitam a colaboração de toda a comunidade para que seja realizada a separação correta dos resíduos no Parque de Exposições, permitindo assim, destinar os resíduos adequadamente. Sugere-se que todas as barracas tenham ao menos duas lixeiras, identificadas com "Lixo Reciclável" e "Lixo Não Reciclável (Rejeitos e lixo sujo)", e lembrar sempre que vidros quebrados devem estar embalados e identificados.

 

A seguir, uma breve descrição dos materiais que devem ser colocados nos diferentes tipos de lixo:  

  • Lixo reciclável: papeis (papelão, jornal, embalagens), plásticos (garrafas, sacolas, copos, pratos) e metais (latas de alumínio).
  • Lixo orgânico: Restos de alimentos, erva-mate e borra de café.
  • Rejeitos: Papel higiênico e guardanapos, esponjas e fitas adesivas.

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.