NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Impacto no uso de agrotóxicos é tema de Audiência Pública em Palmeira das Missões

Palmeira das Missões

Data da Publicação da Notícia : 16/05/2019 - 19:26

 
Foto Notícia Geral
Fotos: Camila Schmitt - AssCom Câmara de Vereadores

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) promoveu na tarde desta quarta-feira (15), uma Audiência Pública para debater o impacto do uso de agrotóxicos na saúde pública, meio ambiente e consumidor. O evento ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões e reuniu cerca de 200 participantes.

   Na O coordenador atual do FGCIA, Procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira (lotado em Porto Alegre), relatou na abertura do evento que "o objetivo primordial desta audiência pública foi o de ouvir a sociedade, a população, os trabalhadores e produtores rurais, a fim de conhecer a realidade e os problemas do uso de agrotóxicos na região", afirmou.

   A palestra “Questões sobre Agrotóxicos” esteve a cargo Promotor deJustiça de Catuípe (RS), Nilton Kasctin dos Santos. O professor explicou os dois modos de ação dos agrotóxicos. “No primeiro, sistêmico, o veneno entra na seiva da planta e contamina todos os tecidos vegetais. No segundo, de contato, o veneno age na parte externa do vegetal. Tanto os agrotóxicos sistêmicos como os de contato são lançados no ambiente. A tal degradação pelo tempo não significa que o veneno vá desaparecer. Degradar não é deixar de existir. É apenas mudar a forma da matéria”, enfatizou.

 A audiência pública seguiu com espaço para troca de informações, debates e encaminhamentos entre a população e os representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, conselhos, universidades e movimentos sociais organizados. Foi assegurada a palavra ao público através de 15 pessoas presentes à audiência, que se inscreveram no decorrer do evento e abordaram desde os efeitos dos agrotóxicos na saúde do consumidor, do trabalhador rural, nos mananciais até a mortandade das abelhas e a contaminação na produção de uva e de maçã. As manifestações defenderam o uso correto dos agrotóxicos.

  Além do Procurador Rodrigo e do Promotor Nilton, compuseram a mesa de abertura da Audiência, o vice-prefeito Lúcio Flávio Borges, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vilande, o secretário municipal de Saúde, Paulo Roberto Oliveira Fernandes e a coordenadora do Cerest, Glaziane Aragones Soares. Entre o público, estavam os procuradores Rogério Uzun Fleischmann (lotado em Porto Alegre) e Priscila Schvarcz (lotada em Passo Fundo), respectivamente coordenador e vice-coordenadora da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT-RS, que pela manhã presidiram uma Audiência Coletiva, no mesmo local.

  O evento foi promovido pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), através do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) e Ministério Público do Estado (MP/RS), com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Macronorte.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Associação Palmeira Verde realizou coleta de resíduos recicláveis no 34º Carijo

 

SOS 386 o Socorro do seu carro

 

Barra Funda: Prefeitura auxilia 65 agricultores na produção da silagem de milho

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Uma pessoa morreu em um grave acidente na BR 386 em Carazinho

 

Núcleo de mediação de conflitos é inaugurado na DP de Carazinho

 

CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHA 2018 TAÇA SICREDI 35 ANOS

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul