Início Notícia Voltar

PROGRAMA????O CASA DE CULTURA LAURO PEREIRA SOARES



Data da Publicação da Notícia : 16/05/2019 07:18 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

A cada edição, a Casa de Cultura do Carijo da Canção Gaúcha homenageia uma personalidade de destaque no cenário local e regional, cuja trajetória pessoal e/ou profissional tenha relevância na história de Palmeira das Missões e do tradicionalismo gaúcho. Em 2019, o homenageado é Lauro Pereira Soares, que empresta seu nome a este espaço de convergência para muitas pessoas ligadas às mais diferentes expressões artísticas e culturais, com destaque para a música nativista. Montada ao lado dos pavilhões do Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardong, a Casa de Cultura apresenta seu homenageado:

 

Lauro Pereira Soares nasceu em 13 de julho de 1930, na localidade de Rincão do São João, em Palmeira das Missões, onde viveu toda sua infância. Foi o 5° dos onze filhos de Manoel Pereira Soares e Manoela Rocha Soares. Concluiu o ensino primário somente quando estava no quartel, casando-se com Geny da Silva Soares em 1955, com quem teve 11 filhos. No ano de 1972, veio residir em Palmeira das Missões e, com uma visão inovadora para a época, foi um dos pioneiros na agricultura mecanizada.

 

Seus familiares, oriundos de Passo do Ivaí, em Cruz Alta, fixaram residência em Palmeira das Missões nas proximidades da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato (Escola Agrícola), onde seu primo Mozart Pereira Soares morou por muitos anos. Posteriormente, seus avós Victalino Pereira Soares e Carolina Costa Soares fizeram uma permuta de terras com a família Martins, no Rincão do São João, devido à abundância de erva mate, cultura mantida durante todas as gerações, bem como cultura de subsistência.

 

Neste local, foi registrado o primeiro soque de erva-mate do município, de onde a erva-mate já processada era transportada para os municípios da fronteira, em um carro puxado a bois. Com inspiração nestas lembranças, Lauro Pereira Soares compôs sua primeira obra, intitulada “Carreteando”, apresentada no12° Carijo da Canção Gaúcha, no ano de1997. Hoje com 89 anos, possui oito composições gravadas em diferentes edições do Carijo e em outros festivais, como Canto dos Ervais e Festival de Cacequi, além de gravações com renomados músicos, dentre os quais Wilson Paim, Miguel Marques, Beto Caetano, Nilton Ferreira e Nenito Sarturi.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

23 de maio (quinta-feira)
09h - Início das atividades na Casa de Cultura
09h30min - Palestra sobre música nativista com jurados do Carijo
16h30min - Recepção aos cavalarianos da 17ª RT e chegada da Chama do Carijo;Abertura oficial e homenagem a Lauro Pereira Soares.

24 de maio (sexta-feira)
09h - Início das atividades na Casa de Cultura
09h30min - Reunião da Undime Rio Grande do Sul
14h - Atividades culturais a cargo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré e participação do DTG Sentinela dos Ervais
14h15min - Workshop “Turismo – Desenvolvimento econômico”. 
Case de sucesso – município de Ibirubá.
15h30min - Palestra com a historiadora Marcia Cristina Borges da Silva. Tema – “Mulher gaúcha – 70 anos de inclusão no Tradicionalismo Gaúcho organizado”

25 de maio (sábado)
09h - Início das atividades na Casa de Cultura
09h30min - Palestra sobre música nativista com jurados do Carijo e lançamentos de livros de escritores locais e regionais
14h - Assembleia Geral da Aeplam
15h - Palestra com Dr. Guilherme Ardenghi 
Tema – “Benefícios do chimarrão e polifenóis para o coração”
16h30min - Café com a imprensa (parceria com Escola Agrícola e Emater).

26 de maio (domingo)
09h - Início das atividades na Casa de Cultura
Recepção e credenciamento do Carijinho
09h30min - Oficina de música com Willian Varella

Atividades permanentes na Casa de Cultura
- Jirau do Carijo e monjolo;
- Chimarródromo no Bolicho da Erva-Mate;
- Cancheamento manual de erva-mate e soque em pilões (Ibramate);
- Exposição de artes visuais com artistas locais;
- Presenças dos departamentos culturais e artísticos dos CTGs Galpão da Boa Vontade, 35 CTG e Sinuelo da Querência;
- Exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto;
- Visita de estudantes e professores do município de Derrubadas.

 

Observação importante: devido a questões de logística, esta programação poderá sofrer alterações.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.