NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Cuide da sua voz – Dia Mundial da Voz conscientiza sobre os cuidados com a saúde vocal

Lembrado no dia 16 de abril, o Dia Mundial da Voz reforça a importância dos cuidados com a saúde vocal e sua influência na qualidade de vida e relações sociais.

Data da Publicação da Notícia : 16/04/2019 - 17:13

 
Foto Notícia Geral

Lembrado no dia 16 de abril, o Dia Mundial da Voz reforça a importância dos cuidados com a saúde vocal e sua influência na qualidade de vida e relações sociais. “A celebração iniciou no Brasil e hoje é comemorada em diferentes partes do mundo com objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da voz para a promoção de saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.” destaca a equipe do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo. 
 
As fonoaudiólogas do HC Analice C. Lusa, Soraia D. Boscatto, Fernanda P. Vedana e o fonoaudiólogo residente do Programa de Residência Multiprofissional Materno-Infantil/Neonatologia, Guilherme Zanusso Vieira prepararam algumas orientações importantes para os cuidados com a sua voz: 
 
“Mas afinal, por que é importante cuidar da voz?
            A voz é produzida através da passagem de ar pela laringe (popular garganta) onde duas estruturas ali localizadas, as chamadas pregas vocais, vibram em sintonia resultando na produção vocal, com características individuais, que nos identifica e possibilita a comunicação oral.
 
            Utilizamos a voz em nossa rotina em diferentes momentos e de diferentes maneiras: em casa com a família, no trabalho, na escola, em eventos. Por isso, precisamos refletir e cuidar desse nosso bem tão importante.
 
            É comum em nossa rotina, realizarmos hábitos que são prejudiciais ao nosso corpo, que agridem as estruturas que participam da produção vocal: fumar, ingerir bebida alcoólica, uso excessivo da voz (exemplo professores e cantores), pigarrear, tossir, sussurrar, gritar, falar alto em ambientes ruidosos, usar pastilhas e sprays sem orientação, ar condicionado, má postura e má alimentação. Estes maus hábitos devem ser evitados a fim de prevenir lesões conhecidas como pólipos e nódulos vocais, e até doenças como câncer de laringe, levando em alguns casos a necessidade de remoção total do órgão.
 
            Para que possamos manter uma voz saudável e agradável de se ouvir se faz necessário a prevenção e alguns cuidados que consistem em evitar os hábitos acima descritos, além de manter uma alimentação balanceada, prática de atividade física, hidratação do corpo através da ingestão de água, não ingerir derivados de leites antes de longas falas, falar sem esforço, dormir bem, utilizar roupas confortáveis e manter boa postura.       
    
            Em caso de perda de voz, rouquidão, dores ou algum sinal de alteração vocal por mais de 15 dias procure um fonoaudiólogo e/ou médico otorrinolaringologista. Seja amigo da sua voz!”
 


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Saúde e Bem Estar
Fonte: Assessoria de Imprensa - Hospital de Clínicas
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Em 2018, mais de 20 milhões de crianças não foram vacinadas no mundo

 

Composto de planta da Mata Atlântica combate leishmaniose e Chagas

 

Unimed Noroeste/RS proporciona oficina de Culinária Afetiva para cozinheiras e auxiliares

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Homem é morto a tiros em Palmeira das Missões

 

Desfile Semana da Pátria

 

Amzop define prioridades para missão internacional

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul