Início Notícia Voltar

Cuide da sua voz â?? Dia Mundial da Voz conscientiza sobre os cuidados com a saúde vocal

Lembrado no dia 16 de abril, o Dia Mundial da Voz reforça a importância dos cuidados com a saúde vocal e sua influência na qualidade de vida e relações sociais.



Data da Publicação da Notícia : 16/04/2019 17:13 por Assessoria de Imprensa - Hospital de Clínicas

CapaNoticia
Banner Topo

Lembrado no dia 16 de abril, o Dia Mundial da Voz reforça a importância dos cuidados com a saúde vocal e sua influência na qualidade de vida e relações sociais. “A celebração iniciou no Brasil e hoje é comemorada em diferentes partes do mundo com objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da voz para a promoção de saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.” destaca a equipe do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo. 
 
As fonoaudiólogas do HC Analice C. Lusa, Soraia D. Boscatto, Fernanda P. Vedana e o fonoaudiólogo residente do Programa de Residência Multiprofissional Materno-Infantil/Neonatologia, Guilherme Zanusso Vieira prepararam algumas orientações importantes para os cuidados com a sua voz: 
 
“Mas afinal, por que é importante cuidar da voz?
            A voz é produzida através da passagem de ar pela laringe (popular garganta) onde duas estruturas ali localizadas, as chamadas pregas vocais, vibram em sintonia resultando na produção vocal, com características individuais, que nos identifica e possibilita a comunicação oral.
 
            Utilizamos a voz em nossa rotina em diferentes momentos e de diferentes maneiras: em casa com a família, no trabalho, na escola, em eventos. Por isso, precisamos refletir e cuidar desse nosso bem tão importante.
 
            É comum em nossa rotina, realizarmos hábitos que são prejudiciais ao nosso corpo, que agridem as estruturas que participam da produção vocal: fumar, ingerir bebida alcoólica, uso excessivo da voz (exemplo professores e cantores), pigarrear, tossir, sussurrar, gritar, falar alto em ambientes ruidosos, usar pastilhas e sprays sem orientação, ar condicionado, má postura e má alimentação. Estes maus hábitos devem ser evitados a fim de prevenir lesões conhecidas como pólipos e nódulos vocais, e até doenças como câncer de laringe, levando em alguns casos a necessidade de remoção total do órgão.
 
            Para que possamos manter uma voz saudável e agradável de se ouvir se faz necessário a prevenção e alguns cuidados que consistem em evitar os hábitos acima descritos, além de manter uma alimentação balanceada, prática de atividade física, hidratação do corpo através da ingestão de água, não ingerir derivados de leites antes de longas falas, falar sem esforço, dormir bem, utilizar roupas confortáveis e manter boa postura.       
    
            Em caso de perda de voz, rouquidão, dores ou algum sinal de alteração vocal por mais de 15 dias procure um fonoaudiólogo e/ou médico otorrinolaringologista. Seja amigo da sua voz!”
 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.