Início Notícia Voltar

Grande público participa da 9ª Conferência Municipal de Saúde em Palmeira das Missões

Com o tema: â??Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUSâ??, aconteceu nesta quarta-feira (10), a 9ª Conferência Municipal de Saúde no Anfiteatro do Centro Cultural Mozart Pereira Soares...



Data da Publicação da Notícia : 11/04/2019 15:19 por Assessoria de Imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, aconteceu nesta quarta-feira (10), a 9ª Conferência Municipal de Saúde no Anfiteatro do Centro Cultural Mozart Pereira Soares. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre representantes de usuários, trabalhadores e estudantes da área da saúde, prestadores de serviços, governo, convidados e ouvintes.

A 9ª Conferência, que foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, reúne o poder público e a comunidade, para discutir diretrizes de políticas públicas em saúde na esfera municipal. O evento também é uma oportunidade para serem apresentados os resultados positivos desenvolvidos após as principais reivindicações da última conferência, ocorrida há quatro anos.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes alunos da Escola de Música e Arte do Rotary Club que entoaram o Hino Nacional e Rio-Grandense, além de autoridades do município, profissionais da área da saúde e representantes da comunidade. Entre eles o Vice-Prefeito Lúcio Borges, a Vereadora Karin Uchôa, representando o Poder Legislativo, o secretário de Saúde Paulo Roberto Fernandes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izaias Malheiros Costa e o administrador do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, Sérgio Blümke e o coordenador interino da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Guilherme Machado. 

 

O Vice-Prefeito Lúcio Borges enfatizou que as Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, “por meio de eventos como esse é possível avaliar a situação da saúde do município e propor diretrizes para a formulação de uma melhor política nesta área, para que a população se sinta mais bem atendida pelo poder público”, salientou Lúcio.

 

Ainda pela parte da manhã os painelistas, Paulo Roberto Fernandes, Izaias Malheiros e Sérgio Blümke, profa. Dra. Daniela Savi Geremia e prof. Dr. Fabiano Geremia discorreram sobre o tema desta edição e aspectos que norteiam o âmbito da saúde. De acordo com Paulo Roberto Fernandes, “esse evento tem como principal objetivo, que todos nós comecemos a pensar o Sistema Único de Saúde que temos e que queremos, mas, sobretudo, o que ainda temos que avançar”, afirmou o secretário.

À tarde foram realizadas trabalhos de grupo, aprovação de propostas e moções, além de aprofundamento das discussões temáticas. As conclusões e reivindicações locais analisadas em conjunto são posteriormente apresentadas na esfera estadual e federal – que já debateu uma série de assuntos relacionados ao tema proposto. Além disso, os participantes elegeram os delegados que irão representar o município na etapa Estadual.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.