NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

CESURG lança Projeto Equoassist em Sarandi

A ação também foi possível graças à doação de um cavalo Crioulo por Paulo César de Freitas, pai da aluna Vitória Augusta de Freitas, acadêmica do 5º semestre de Medicina Veterinária...

Sarandi

Data da Publicação da Notícia : 28/03/2019 - 16:59

 
Foto Notícia Geral

O CESURG, por meio da Faculdade de Medicina Veterinária, lançou nesta terça-feira, 26, o Projeto Equoassist, que integra o projeto de extensão da instituição, na sede crioula do CTG Porteira da Querência.

Por meio do projeto, a Equoterapia, que já era realizada numa parceria entre a prefeitura municipal a APAE e CTG, passa ampliar o atendimento de cinco para 16 alunos da APAE Sarandi. O curso de Medicina Veterinária fará o suporte no tratamento dos animais e dos equipamentos necessários para realizar a Equoterapia de forma adequada. A Secretaria Municipal de Educação fará o transporte dos alunos e o CTG cederá o espaço de sua sede campeira.

A ação também foi possível graças à doação de um cavalo Crioulo por Paulo César de Freitas, pai da aluna Vitória Augusta de Freitas, acadêmica do 5º semestre de Medicina Veterinária. O cavalo veio da cidade de Vera Cruz, é da raça crioula e está com a família há quase 10 anos. “Ele não tem nome específico, mas carinhosamente chamam de “Soldado” no projeto. Meu pai não hesitou em doar o cavalo de uso dele o que me deixa orgulhosa e feliz”, contou a aluna.

Presentes no lançamento o secretário de educação, Paulo Rodolfo Viccari Kasper, o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Rafael Pandolfi, o patrão do CTG Porteira da Querência, Nilton Debastiani, a diretora social da APAE Sarandi, Roseli Debastiani, o chefe do escritório municipal de Emater, Luciano Schwerz, o coordenador da extensão do CESURG, professor Renan Anderson de Oliveira, o integrante da patronagem do CTG e presidente do Sicredi Produção, Saul João Rovadoschi, o professor do CESURG, Paulo Roberto Machado, pais professores e alunos da APAE, além de alunos do curso de Medicina Veterinária do CESURG.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária do CESURG, Rafael Pandolfi, comemorou a parceira e ratificou o benefício social que o projeto representa para a comunidade. “Buscamos recursos para aquisição de um equino que veio de Vera Cruz e já era utilizado para este tipo de trabalho, além de equipamentos próprios para cada necessidade atendida. O CESURG veio para a comunidade com o objetivo de fazer um trabalho social e principalmente abranger número maior de crianças beneficiadas”, explicou. O coordenador salienta que a ideia de trabalhar a Equoterapia surgiu em 2018, sendo a parte social da Plataforma Equoassist, que integra a extensão do curso de Medicina Veterinária, abrangendo trabalhos de sanidade em eventos equestres e o setor de urgência e emergência de equinos que inaugura no mês de abril.   

A diretora social da APAE, Roseli Debastiani afirmou que o trabalho, iniciado 2008, será ampliado graças à parceria com o CESURG. “Graças esta parceria o atendimento será ampliado e sabemos que os resultados serão enormes, tínhamos uma limitação e com a parceria do CESURG vamos triplicar o número de alunos atendidos”.

O secretário de educação de Sarandi, Paulo Rodolfo Viccari Kasper, parabenizou as entidades parceiras e disse que o projeto é significativo socialmente. “Ficamos felizes com esta forte inserção do CESURG. A ampliação do projeto é muito significativa para a comunidade, de extrema importância. Desde que chegou em Sarandi o CESURG é uma instituição de ensino com uma visão diferente, parceira da comunidade e dos projetos sociais. É um privilégio participar deste projeto de grande magnitude”.

Nilson Debastiani afirmou que o projeto auxilia a sociedade e destacou a responsabilidade social das entidades tradicionalistas na questão da solução aos problemas sociais. “O CESURG está auxiliando nesta trabalho se inserindo e criando raízes na nossa comunidade e trazendo progresso com este tipo de ação”.

O responsável técnico da Equoterapia na APAE,  o fisioterapeuta Wilkison Kunzler, explicou que há inúmeros benefícios na equoterapia. “Começando pela parte motora, com maior controle da cervical, tronco e ainda no auxílio do equilíbrio, trabalhando com alongamento. A mobilidade articular das crianças é uma atividade que não conseguem executar de forma plena em uma sala fechada, no tatame. Em função do lugar aberto, na natureza, fica prático e prazeroso para a criança. Trabalhamos a questão das emoções, a relação com o animal, o cuidado com escovação e trato. Ainda trabalha a parte cognitiva, pois requer mais atenção para todas as atividades realizadas em cima do cavalo. No caso do autismo onde há desordem sensorial, o cavalo consegue reorganizar isso em função do movimento, o trote lento. Há inúmeros benefícios e os avanços das crianças demonstram isso”.

Jacinta Finatto Scherer é mãe de Valentina, uma criança atendida pela APAE e que faz equoterapia há dois anos. Ela afirmou que se sente grata pela acolhida e conta que a filha avançou muito com a equoterapia. “Quando ela começou não ficava em cima do cavalo, não tinha desequilíbrio, depois de seis meses ela já conseguia se equilibrar. Conseguiu avançar muito e hoje consegue até galopar com o cavalo. Reconhecemos a importância deste tipo de trabalho na vida dela e das outras crianças e estamos muito felizes com esta parceria com o CESURG o CTG e a APAE. Comemoramos esta oportunidade que nossos filhos estão tendo porque eles realmente precisam”.

Também irão auxiliar o grupo os responsáveis pelo trabalho de campo da sede campeira do CTG, Sérgio de Lima e Valdemar Schefer.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Comunicação/CESURG
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Pesquisas indicam ingestão de microplásticos por humanos

 

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 38 milhões

 

Greve Global pelo Clima deve levar milhões às ruas nesta sexta-feira

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

PRF autua 46 pessoas por alcoolemia no noroeste do RS

 

BM encontra cadáver com sinais de execução em Lajeado do Bugre

 

Anvisa fará consultas públicas sobre regulamentar a Cannabis medicinal

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul