Início Notícia Voltar

Conheça os jurados do 34° Carijo da Canção Gaúcha

Trata-se de expressivas personalidades do cenário musical de inspiração nativista, com participação em diversos eventos da área, além de destacada produção artística...



Data da Publicação da Notícia : 28/03/2019 16:47 por Assessoria de Imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apresenta os jurados que serão responsáveis, ao longo das quatro rondas do 34° Carijo da Canção Gaúcha, pela avaliação das músicas que irão subir ao palco do festival. Trata-se de expressivas personalidades do cenário musical de inspiração nativista, com participação em diversos eventos da área, além de destacada produção artística.

MARIA LUIZA BENITEZ

Natural de Bagé e descendente de índios Charruas, a fronteiriça Maria Luiza Benitez é jornalista, radialista, Historiadora-Pós graduada em História do RGS. Mas a música e o canto sempre estiveram presentes em sua vida. Ela possui três CDS gravados, sendo que o mais recente, "Ouro Azul", o qual aborda a questão da água e foi lançado na Assembléia Legislativa do Estado.

Participante ativa do movimento nativista, Maria Luiza além de fazer shows, ainda atua como jurada e mestre de cerimônias.  Além disso, é considerada uma voz latina americana que levanta a bandeira do ambientalismo e da unidade entre os povos através da sua arte.

ERNESTO CANDAL

Músico, arranjador, compositor, produtor musical, nascido em Palmeira das Missões, começou aos 15 anos tocando no conjunto musical da cidade “Os Fanáticos” e depois “Os Meteoros”, tocando em bailes pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Mudou-se para São Paulo e estudou Harmonia e Improvisação na escola do “Zimbo Trio (CLÂ)”. Tocou violão na peça de teatro “Morte e vida Severina”, na remontagem musical feita por Chico Buarque, nos teatros de São Paulo e em todo o ABC Paulista. Em São Paulo começou a gravar violões e guitarras em estúdios de gravações.

Em seguida mudou-se para a Europa onde seguiu sua carreira de musico, tocando música brasileira em bares, conjuntos, entre outros lugares. Retornou ao Brasil após 25 anos fora do país, voltando a residir em Palmeira das Missões onde mora até hoje. Além disso, participou de vários festivais de Música Nativista pelo Estado e foi premiado com o melhor arranjo musical no 19º Carijo da Canção. Atualmente é professor de música.

JARI TERES

Intérprete, músico e compositor, premiado em diversos festivais, Jari Teres é natural de Pelotas – RS e foi criado nas estâncias da fronteira sul onde trabalhou e formou seu caráter campeiro, vertente esta, de onde brotam argumentos para suas composições.

Iniciou sua carreira musical no ano de 1982, com 17 anos integrando o Grupo Musical Querência, de sua cidade natal, onde atuou por 10 anos como guitarrista, vocalista e gaita ponto. Deixou três LP´s gravados com este grupo dos quais se destacaram vários sucessos como: Mercedita, De fogões e inverneiras e El cosechero. Em 1993 partiu para carreira solo gravando seu primeiro vinil intitulado “Fronteiras e missões”.

Foi vencedor de vários e importantes festivais do sul, além de ser considerado o melhor intérprete em tantos outros. Respeitado no meio musical por seus colegas músicos, poetas e intérpretes, recebeu muitos convites para gravar e interpretar canções em outros discos lançados por inúmeros artistas, entre eles: Alex Silveira, João Fontoura, Luis Marenco, Gujo Teixeira, Xiru Antunes e Cristiano Quevedo.

SILVIO AYMONE GENRO

Natural de Uruguaiana. Silvio Aymone Genro é Poeta, compositor, escritor, artista plástico e professor de Estudos Sociais com Licenciatura Plena em História.

Com mais de 40 anos de participações no movimento cultural nativista do Sul do Brasil. É um compositor premiado em diversos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul. Foi vencedor em 15 eventos do gênero, entre eles a “Calhandra de Ouro” na 25ª e 40ª Califórnia da Canção Nativa em Uruguaiana.

Como poeta, tem participado de vários concursos de poesia, sendo premiado em diversas edições desses eventos. Como escritor, faz parte de coletâneas literárias de autores gaúchos e da Academia Uruguaianense de Letras. Na área de Artes Plásticas, entre outras obras, é autor do cartaz da 20ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.

Ao longo de mais de quarenta anos de participações como jurado, compositor e intérprete nos principais Festivais Nativistas do Estado, possui vasto acervo de obras premiadas e gravadas em parceria e na voz dos maiores artistas gaúchos.

RAUL QUÍROGA

Há 40 anos o cantor Latino Americano Raul Quíroga, natural de Montevidéu, toma o rumo de muitos cantores uruguaios, exilando-se voluntariamente do país na busca de novos horizontes. Nos primeiros anos, peregrinou por mais de 45 países, até se estabilizar em São Leopoldo/RS. Onde começa a parte da história mais importante do cantor e compositor. Desde o começo o artista optou pelo Estado do Rio Grande do Sul, pela identificação da Cultura Gaúcha junto à cultura Uruguaia que caminham irmanadas.

Hoje Raul Quíroga é reconhecido pela sua obra e seu canto, como um dos artistas mais reconhecidos do Estado, tem atualmente 12 CDs gravados com grande sucesso de vendas, destacando-se o Álbum Duplo intitulado “UM CANTO SEM FRONTEIRA” que contém 15 músicas nativistas gaúchas de composições próprias em português, e 15 músicas de uma coletânea com obras de compositores argentinos, uruguaios e rio-grandenses da sua autoria traduzidas para o espanhol.

Participa ativamente em quase todos os festivais Nativistas do Estado e fora dele, sendo que da sua grande maioria guarda mais de 500 premiações tanto como compositor ou intérprete.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.