NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Justiça manda soltar Michel Temer e outros presos na Lava Jato

O desembargador do TRF-2, Antonio Ivan Athié, concluiu que as prisões afrontavam garantias constitucionais e pediu a soltura dos presos

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Antonio Ivan Athié, determinou a soltura do ex-presidente Michel Temer nesta segunda-feira (25). A decisão inclui também a liberdade do ex-ministro Moreira Franco e do coronel Lima, amigo do ex-presidente.

Data da Publicação da Notícia : 26/03/2019 - 08:16

 
Foto Notícia Geral

O caso seria discutido no tribunal nesta quarta-feira (27), mas, depois de analisar o caso no fim de semana, Athié concluiu que as prisões afrontavam garantias constitucionais e pediu a soltura dos presos.

Em sua decisão, o desembargador disse que não é contra a Lava Jato, e que quer o Brasil livre da corrupção que o assola. Porém, segundo ele, “sem observância das garantias constitucionais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras, não há legitimidade no combate a essa praga".

O advogado criminalista Thiago Turbay, concorda com a decisão do desembargador do TRF-2 e afirma que a prisão não é justificável.

“A Justiça criminal tem seus aparatos próprios de investigação, mas também a defesa tem seus aparatos de defesa, e é preciso, pelo aspecto de cidadania, de humanidade, oportunizar ele que se defenda e dentro das regras legais. Essa prisão, como ocorreu, parece uma prisão muito mas midiática do que efetivamente uma prisão legal. Juridicamente, não é justificável”, disse o advogado.

O professor de Direito Constitucional Raphael Maia disse que, embora parte da população tenha comemorado, a prisão preventiva do ex-presidente foi um erro. Segundo ele, esse tipo de medida só pode ser adotada em casos específicos.

“A prisão preventiva só pode ocorrer quando houver risco de dano, na verdade, a ordem pública ou quando houver, por exemplo, o risco de o indivíduo prejudicar o andamento do processo ou o risco de a lei não ser aplicada, quando ele puder fugir do país. Nessas três hipóteses, cabe a prisão preventiva. E o caso do presidente Temer não tinha nenhum desses casos configurados na decisão de Marcelo Bretas”, enfatizou.

O ex-presidente Michel Temer é alvo de 10 inquéritos espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e já foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) três vezes. Nenhuma dessas denúncias foi aceita, até o momento, pela Justiça - o que quer dizer que Temer ainda não é réu. Ele é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado um bilhão e 800 mil reais em propina, porém nega que tenha cometido qualquer irregularidade.

O MDB entende que a decisão do desembargador Antonio Ivan Athié, do TRF-2, reconstituiu a ordem, reconheceu a arbitrariedade e violação dos procedimentos tomados e restabeleceu as garantias constitucionais ao ex-presidente Michel Temer e ao ex-ministro Moreira Franco. O partido espera que, a partir de agora, o curso das investigações se dê dentro da legalidade, com direito a defesa, até que a verdade seja restabelecida.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: agenciadoradio.com.br
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Bolsonaro diz que incêndios não podem gerar sanções ao Brasil

 

Seguro facultativo garante benefícios do INSS a quem não tem emprego

 

Governo estuda enviar Exército para combater queimadas na Amazônia

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Eleições 2018: Propostas de Jair Bolsonaro (PSL)

 

Ecstasy e anabolizantes são apreendidos durante fiscalização

 

Palmeira das Missões é premiado em Congresso de Saúde

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul