Início Notícia Voltar

Hospital Unimed investe em novo sistema de aquecimento de água e vapor

A antiga caldeira, alimentada a lenha, está sendo substituída por aquecedor de água e geradores de vapor, todos alimentados com gás GLP.



Data da Publicação da Notícia : 23/03/2019 09:21 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

Um novo sistema de aquecimento de água e geração de vapor está sendo instalado no Hospital Unimed Noroeste/RS, representando investimento de R$ 200 mil. “A decisão foi tomada a partir de um estudo criterioso da Diretoria com a equipe técnica, vislumbrando reduzir custos, aumentar a efetividade com o melhor aproveitamento do calor gerado e reduzir o impacto ambiental”, aponta o diretor de Serviços Próprios, Marcelo Garzella.

A antiga caldeira, alimentada a lenha, está sendo substituída por aquecedor de água e geradores de vapor, todos alimentados com gás GLP. Conforme Marcelo Garzella, além de uma despesa maior de operação e manutenção, o sistema atual, a lenha, gera um passivo ambiental e com a vizinhança (pela fumaça) que agora está sendo corrigido, embora atuando conforme as normas de órgãos reguladores deste serviço, notadamente a Fepam.

O novo sistema de aquecimento e vapor deve entrar em funcionamento nos próximos meses, quando haverá desativação da caldeira. A economia prevista é de R$ 150 mil ao ano para a cooperativa. O vapor alimenta as autoclaves responsáveis pela esterilização de todo instrumental cirúrgico do Centro de Material e Esterilização, além das lavadoras, secadoras e calandras da Lavanderia. Já a água aquecida, através dos geradores, abastece todas as áreas do Hospital.

Este investimento contempla uma série de adequações estratégicas que vêm sendo realizadas no Hospital Unimed, entre as quais a criação da Central de Agendamento, que visa agilizar o acesso de pacientes ao serviço. Também está sendo edificado pavilhão, que irá abrigar alguns setores, liberando espaço nobre da área hospitalar para futura ampliação de serviços.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.