Início Notícia Voltar

Saúde bucal na infância: A importância de ensinar bons hábitos para as crianças

Estudantes de Odontologia do 6° nível realizaram atividades de saúde coletiva com crianças da Escola Notre Dame Menino Jesus



Data da Publicação da Notícia : 19/03/2019 14:26 por Assessoria de Comunicação IMED

CapaNoticia
Banner Topo

Certamente você já ouviu a frase: “A saúde começa pela boca”. E ela não poderia ser mais verdadeira., pois a boca é maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo. Sendo uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. E quando falamos das crianças que costumam levar à boca objetos e brinquedos?  A professora do curso de Odontologia da IMED, Luiza Dal Zot Von Meusel, comenta que é muito importante criar hábitos saudáveis de higiene bucal na infância. “A escovação dental diária e uso de fio dental durante a infância contribuirá para a boa saúde na vida adulta. Lembrando também que as crianças levam muito do que aprendem para dentro da sua casa, assim estendendo sobre a relevância de tais hábitos com os pais” relata a professora.

Os conhecidos ‘dentes de leite” são muito importantes para o desenvolvimento da criança. A professora explica que por serem temporários esta importância pode ser negligenciada, o que pode ocasionar em prejuízos a?? saúde. “Entre as principais funções dos dentes de leite estão: mastigação dos alimentos - etapa importante para facilitar a digestão, auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face, ajudar na pronuncia correta das palavras, contribuir para a melhor aparência da criança, permitindo um belo sorriso, o que poderá? influenciar sua autoestima, guardar o espaço para os dentes permanentes que irão substitui?-los no futuro, direcionando-os para que nasçam em posição adequada. Por isso, e? imprescindível que os cuidados com a dentição sejam iniciados o mais precocemente, ou seja, a partir do irrompimento do primeiro dente, o que ocorre entre os 6 e os 8 meses de idade” enfatiza.

Na segunda-feira (18), os estudantes de Odontologia do 6° nível realizaram atividades de saúde coletiva. “Foram repassadas orientações sobre educação em saúde bucal com o intuito de incentivar hábitos saudáveis, escovação dental supervisionada, exame odontológico e aplicação tópica de flúor. “Os objetivos são consolidar os conhecimentos em epidemiologia, educação em saúde, promoção de saúde e prevenção de doenças, através da aplicação prática dos conhecimentos de forma associada e contínua, em escolas pertencentes na área de abrangência da faculdade IMED”, finaliza a professora Luiza – responsável pela supervisão da atividade. 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.