Início Notícia Voltar

HSVP realiza ação alusiva ao Dia Mundial do Rim

Você lembra de cuidar dos seus rins? O cuidado com eles é fundamental para saúde, por isso, para orientar, alertar, informar e com objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo



Data da Publicação da Notícia : 14/03/2019 09:57 por

CapaNoticia
Banner Topo

Você lembra de cuidar dos seus rins? O cuidado com eles é fundamental para saúde, por isso, para orientar, alertar, informar e com objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, nesta quinta-feira, 14 de março, é o Dia Mundial do Rim, idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN). Dados mostram que, atualmente no mundo, 850 milhões de pessoas tem doença renal, decorrente de várias causas. Além disso, ela causa 2,4 milhões de mortes por ano.

  No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia, realiza diversas atividades de orientação e prevenção. Neste ano, a campanha tem como tema “Saúde dos rins para todos” e o objetivo é ressaltar a importância da saúde renal e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC). No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, hospital referência em Nefrologia, uma Feira de Saúde será realizada nesta quinta-feira, das 10h às 14h, na Rua Teixeira Soares, 808, Portaria de Visitas.

A feira disponibilizará à comunidade informações sobre a doença renal crônica, orientações farmacológicas, aferição de pressão arterial, medição da glicose e orientações nutricionais, com profissionais da Residência Multiprofissional Integrada e Serviço de Terapia Renal Substitutiva do HSVP. 

 O que é a Doença Renal Crônica?

A doença renal crônica é a falência renal, ou seja, quando os rins não conseguem mais manter sua função e o paciente acaba precisando de hemodiálise ou diálise peritonial. Geralmente os casos são decorrentes do diabetes mellitus e da hipertensão. Por isso, o principal foco da campanha é a prevenção.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.