NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Encontro Municipal de Cultura

Foi realizado na noite da última terça-feira(26), na videoteca do Centro Cultural, o Encontro Municipal de Cultura com o objetivo de iniciar o processo de implementação das políticas públicas culturais de Palmeira das Missões.

Palmeira das Missões

Data da Publicação da Notícia : 27/02/2019 - 22:43

 
Foto Notícia Geral

Participaram do Encontro em torno de 60 pessoas entre, artistas locais de diversos seguimentos: dança, música, artes visuais, audiovisual, artesanato, artes cênicas, culturas populares. Além de escritores, historiadores, arquitetos, representantes de instituições que realizam projetos culturais como: 17ª Região Tradicionalista- MTG, SESC Fecomércio, LEO Clube, Associação Escola de Música e Arte, CTG Galpão da Boa Vontade, representantes de instituições de Ensino como a UFSM Campus Palmeira, Bibliotecários, Produtores Culturais, Conselho Municipal de Turismo. Também, a imprensa local e regional: Portal Norte RS, Jornal Expressão Regional, A Madrugada e Via Som Publicidade que realizou a transmissão ao vivo.

Para dar início ao evento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através da funcionária Adriana Bagatini, apresentou os principais projetos, melhorias e ações realizados desde 2013 e a importância da cultura como fator de desenvolvimento local. Apresentou a minuta do projeto de criação do Plano, Sistema, Fundo e Conselho Municipal de Cultura que deverá ser levado à votação na Câmara de Vereadores no mês de março e que segue as determinações do Plano Nacional de Cultura previsto no artigo 215 da Constituição Federal, criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010 que tem por objetivo orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil. Em seguida, o Secretário de Cultura e Turismo, Celso A. Valduga, agradeceu pela presença de todos, ressaltando as dificuldades financeiras para desempenhar ações e projetos culturais, como o Festival Carijo mas que Palmeira dispõe de vários talentos artísticos que devem ser valorizados, assim como as parcerias como o SESC, fundamental para a realização de importantes projetos culturais do município.

Após, a Agente de Cultura e Lazer do SESC Lidiana Fortes Botton, falou sobre as ações culturais desenvolvidas pela instituição, destacando o programa SESC MÚSICA que contempla artistas do segmento nos principais eventos locais como o Festival Carijo e a Feira do Livro, além de fomentar os segmentos literário e de artes cênicas, promovendo espetáculos com grupos renomados a nível nacional. Colocou se a disposição para colaborar com o Conselho de Cultura, uma vez que o SESC faz parte de outro Conselho Municipal.

Em um segundo momento, todos os presentes puderam manifestar-se e disponibilizar os seus nomes para concorrer a uma vaga no Conselho que será composto por um titular e 1 suplente dos seguintes colegiados setoriais(Sociedade Civil): Setorial Biblioteca, literatura, publicações; Patrimônio Histórico e Artístico, Acervo documental e Museal; Setorial do Artesanato/Artes visuais/Artes plásticas; Setorial do Audiovisual; Setorial das Artes Cênicas; Setorial da Música; Setorial da Dança; Setorial de Cultura Popular; Setorial de Produtores, Associações e Instituições Culturais; Além de segmentos do Poder Público: Secretaria de Cultura e Turismo e Administração Municipal. Sendo que os segmentos que tiveram no mínimo 5 participantes, conforme edital, puderam candidatar se a vaga, sendo eles: Setorial Biblioteca, literatura, publicações (06 participantes); Setorial do Artesanato/Artes visuais/Artes plásticas (11 participantes); Setorial de Produtores, Associações e Instituições Culturais (11 participantes); Setorial de Cultura Popular (08 participantes); Setorial da Música (07 participantes); Os demais não atingiram o mínimo de participantes mas poderão mobilizar participantes para comparecerem no próximo encontro, a ser divulgado por edital, finalizando o processo de criação do conselho.

Os interessados em participar da 2ª etapa do processo de criação do conselho municipal de cultura, poderão entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo: (55) 37421257/984549540.

 


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS: criação
CATEGORIA: Variedades
Fonte:
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Barra Funda:Iniciada a tão esperada obra de construção do Cemitério Municipal

 

Salas de cinema têm até o fim do ano para garantir acessibilidade a deficientes visuais e auditivos

 

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 31 milhões

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

PRF apreende cerca de 75000 maços de cigarro contrabandeado em Sarandi

 

Solicite sua Transferência e estude no CESURG

 

MEC divulga resultado da primeira chamada do ProUni

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul