NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Encontro Municipal de Cultura

Foi realizado na noite da última terça-feira(26), na videoteca do Centro Cultural, o Encontro Municipal de Cultura com o objetivo de iniciar o processo de implementação das políticas públicas culturais de Palmeira das Missões.

Palmeira das Missões

Data da Publicação da Notícia : 27/02/2019 - 22:43

 
Foto Notícia Geral

Participaram do Encontro em torno de 60 pessoas entre, artistas locais de diversos seguimentos: dança, música, artes visuais, audiovisual, artesanato, artes cênicas, culturas populares. Além de escritores, historiadores, arquitetos, representantes de instituições que realizam projetos culturais como: 17ª Região Tradicionalista- MTG, SESC Fecomércio, LEO Clube, Associação Escola de Música e Arte, CTG Galpão da Boa Vontade, representantes de instituições de Ensino como a UFSM Campus Palmeira, Bibliotecários, Produtores Culturais, Conselho Municipal de Turismo. Também, a imprensa local e regional: Portal Norte RS, Jornal Expressão Regional, A Madrugada e Via Som Publicidade que realizou a transmissão ao vivo.

Para dar início ao evento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através da funcionária Adriana Bagatini, apresentou os principais projetos, melhorias e ações realizados desde 2013 e a importância da cultura como fator de desenvolvimento local. Apresentou a minuta do projeto de criação do Plano, Sistema, Fundo e Conselho Municipal de Cultura que deverá ser levado à votação na Câmara de Vereadores no mês de março e que segue as determinações do Plano Nacional de Cultura previsto no artigo 215 da Constituição Federal, criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010 que tem por objetivo orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil. Em seguida, o Secretário de Cultura e Turismo, Celso A. Valduga, agradeceu pela presença de todos, ressaltando as dificuldades financeiras para desempenhar ações e projetos culturais, como o Festival Carijo mas que Palmeira dispõe de vários talentos artísticos que devem ser valorizados, assim como as parcerias como o SESC, fundamental para a realização de importantes projetos culturais do município.

Após, a Agente de Cultura e Lazer do SESC Lidiana Fortes Botton, falou sobre as ações culturais desenvolvidas pela instituição, destacando o programa SESC MÚSICA que contempla artistas do segmento nos principais eventos locais como o Festival Carijo e a Feira do Livro, além de fomentar os segmentos literário e de artes cênicas, promovendo espetáculos com grupos renomados a nível nacional. Colocou se a disposição para colaborar com o Conselho de Cultura, uma vez que o SESC faz parte de outro Conselho Municipal.

Em um segundo momento, todos os presentes puderam manifestar-se e disponibilizar os seus nomes para concorrer a uma vaga no Conselho que será composto por um titular e 1 suplente dos seguintes colegiados setoriais(Sociedade Civil): Setorial Biblioteca, literatura, publicações; Patrimônio Histórico e Artístico, Acervo documental e Museal; Setorial do Artesanato/Artes visuais/Artes plásticas; Setorial do Audiovisual; Setorial das Artes Cênicas; Setorial da Música; Setorial da Dança; Setorial de Cultura Popular; Setorial de Produtores, Associações e Instituições Culturais; Além de segmentos do Poder Público: Secretaria de Cultura e Turismo e Administração Municipal. Sendo que os segmentos que tiveram no mínimo 5 participantes, conforme edital, puderam candidatar se a vaga, sendo eles: Setorial Biblioteca, literatura, publicações (06 participantes); Setorial do Artesanato/Artes visuais/Artes plásticas (11 participantes); Setorial de Produtores, Associações e Instituições Culturais (11 participantes); Setorial de Cultura Popular (08 participantes); Setorial da Música (07 participantes); Os demais não atingiram o mínimo de participantes mas poderão mobilizar participantes para comparecerem no próximo encontro, a ser divulgado por edital, finalizando o processo de criação do conselho.

Os interessados em participar da 2ª etapa do processo de criação do conselho municipal de cultura, poderão entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo: (55) 37421257/984549540.

 

Publicidade 660-110
 
 
TAGS: criação
CATEGORIA: Variedades
Fonte:
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Sarandi busca apoio da Funasa para reduzir casos de dengue

 

Dengue: epidemia está estabilizada mas não é motivo de tranquilidade

 

Prêmio principal da Mega-Sena sai para aposta feita em Aramina (SP)

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

BM de Palmeira das Missões realiza a recuperação de veículo roubado em ocorrência de latrocínio no município de Sarandi

 

Brigada Militar de Palmeira das Missões divulga boletim de ocorrências da região

 

Um doce dia das Crianças com o Ponto Doce

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul