Início Notícia Voltar

Hospitais da Região correm o risco de fechar as portas

Por falta dos repasses do Governo do estado, hospitais da região estão com extrema dificuldade de manter o funcionamento integral do serviço de saúde.



Data da Publicação da Notícia : 25/02/2019 09:19 por NorteRS

CapaNoticia

Hospital de Ronda Alta já não está mais atendendo pelo SUS

Banner Topo

Desde setembro o Governo do Estado tem atrasado os repasses dos recursos dos programas, valores estes que mantem as instituições. Na semana passado o hospital ATRA de Ronda Alta interrompeu o atendimento via SUS, esclarecendo em nota os motivos da decisão. (link)

O Administrador do Hospital de Jaboticaba, Sr. Paulo Piovesan, membro da comissão representativa dos hospitais que integram as 15° e 19° CRS e que também representou estes hospitais juntamente com o Diretor Severino, a diretora Maiara e o presidente Dejalmo, na Assembleia da Federação dos hospitais Filantrópicos no último dia 15, afirmam que manter os pagamentos em dia está se tornando quase impossível para todas as instituições. Quem tem mantido os salários em dia, esta com altos valores em financiamento.

A única forma até então apresentada pelo governo do Estado foi o lançamento da edição XI do Funafir (Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados sem fins Lucrativos e Hospitais Públicos) para 116 hospitais filantrópicos do estado, edição esta que foi publicada no dia 19/02, dentre eles, apenas 5  hospitais da região de saúde nº 20.

Para dar sequencia a tramitação do financiamento, o estado terá que enviar a normatização no Banrisul.

Os Hospitais contemplados são:  ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR SANTA RITA de Jaboticaba; ASSOC. DOS TRABALHADORES DE RONDA ALTA de Ronda Alta; HOSPITAL COMUNITÁRIO SARANDI de Sarandi; ASSOCIAÇÃO DO HOSPITAL DE CARIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES de Palmeira das Missões; SOCIEDADE BENEFICENTE HOSPITAL SÃO JOSÉ de Chapada.

Mas isso ainda não trás a segurança da manutenção do serviço. Os administradores dos hospitais esperam a regularização dos repasses o quanto antes para garantir os serviços e melhor atender nossa região.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.