Início Notícia Voltar

A importância da vacinação contra a Brucelose

A brucelose é uma doença transmissível que ataca os bovinos, outras espécies animais



Data da Publicação da Notícia : 20/02/2019 08:29 por Assessoria de Imprensa - Barra Funda

CapaNoticia
Banner Topo

A brucelose é uma doença transmissível que ataca os bovinos, outras espécies animais e o homem. A bactéria (germe) localiza-se no útero, na placenta e/ou no úbere das fêmeas doentes.

As fontes de infecção são por contato direto ou indireto com animais infectados e objetos contaminados. É uma questão de saúde pública que nós precisamos dar a devida atenção para estimular a prevenção.

A vacinação é obrigatória e ocorre uma vez na vida. As fêmeas da espécie bovina na faixa etária de 3 (três) a 8 (oito) meses são vacinadas com a amostra B19 e, fêmeas bovinas com idade superior a oito meses é realizada com a amostra RB51, tanto para gado de leite como de corte.

O Médico Veterinário vai até a propriedade, realiza a imunização, e emite um Atestado de Vacinação. Este Atestado deve ser levado ao Escritório de Defesa Agropecuária, junto à Prefeitura Municipal de Barra Funda.

Está previsto em lei que o produtor que não vacinar será multado, além de não poderá emitir GTA (Guia de Trânsito Animal).


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.