NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Palmeira quer investir no turismo de erva mate

A Câmara de Vereadores aprovou, na última sexta-feira (8), o projeto de lei que reformula o Conselho Municipal

Palmeira das Missões

Data da Publicação da Notícia : 13/02/2019 - 09:11

 
Foto Notícia Geral

A Câmara de Vereadores aprovou, na última sexta-feira (8), o projeto de lei que reformula o Conselho Municipal de Turismo de Palmeira das Missões. O órgão foi criado em 2009, através da Lei Municipal nº 4.062, mas não foi efetivamente implementado.

O objetivo principal do conselho é orientar e promover o desenvolvimento turístico no município com a participação de representantes do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

Para o presidente da Casa, Fernando Vilande, autor do projeto que criou o conselho em 2009 e também da reformulação feita agora, a participação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Palmeira das Missões, foi categórica no processo. “O I Seminário Regional de Turismo, realizado em novembro de 2018, permitiu diversas reflexões e provocações, as quais compõem essa justificativa de alteração legislativa”, afirmou Vilande na exposição de motivos do projeto.

Segundo Tiago Zardin, professor da UFSM e idealizador do seminário, a criação efetiva do Conselho de Turismo possibilita o desenvolvimento do município. “Atualmente Palmeira não está inserida numa rota turística. [...] Precisamos aproveitar o título de Berço da Erva-Mate, criar um roteiro de turismo e, assim, ter alternativas de geração de renda, emprego, e a oportunidade de potencializar os negócios locais”, afirmou Zardin.

Para a Coordenadora do Departamento de Promoções Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Adriana Bagatini, a efetivação do conselho representa um avanço na área para o município. “A secretaria vem, desde 2013, trabalhando com projetos a serem colocados em prática, mas sozinhos, enquanto poder público, não conseguimos executar tudo que gostaríamos. Com esse grupo formado, temos uma grande esperança que a partir de agora, com novas metas traçadas, a gente consiga desenvolver, de fato, o turismo em Palmeira das Missões”, salientou Bagatini.

O título de “Berço da Erva-Mate” foi encaminhado à Câmara de Vereadores através de projeto de lei do vereador Maninho Saggin, em 2016, e sugerido pelo cantor e compositor Aurelio Moraes, entusiasta da cultura e do turismo. Para ele, a implementação do conselho trará a possibilidade de desenvolver vários segmentos, especialmente o turismo da erva-mate. “Palmeira é dotada de muitos lugares que podem ser pontos turísticos e através deles desenvolver a história do município e a cultura da região. Que, no nosso caso, é a cultura da erva-mate, que historicamente está inserida aqui desde 1633. Podemos fazer disso um grande caminho turístico através da Rota da Erva-Mate e de um museu a céu aberto com utensílios e artefatos”, elucidou Moraes.

O projeto de alteração da legislação do Conselho de Turismo foi entregue ao prefeito em exercício, Lúcio Borges, para ser sancionado e a partir disso as entidades serão questionadas quanto a indicação dos integrantes para compor o grupo.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Preço da gasolina sobe pela 4ª semana e acumula alta de 3,5% em um mês

 

Governo quer tirar do papel acordo de livre comércio com Chile

 

Prisão de Temer afeta o governo Bolsonaro e a reforma da Previdência? Especialistas respondem

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Bolo mármore com chocolate branco

 

AMZOP divulga resumo dos tratados feitos em Brasília

 

Românticos e atrevidos: presentear com lingerie aquece a relação

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul