NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Palmeira quer investir no turismo de erva mate

A Câmara de Vereadores aprovou, na última sexta-feira (8), o projeto de lei que reformula o Conselho Municipal

Palmeira das Missões

Data da Publicação da Notícia : 13/02/2019 - 09:11

 
Foto Notícia Geral

A Câmara de Vereadores aprovou, na última sexta-feira (8), o projeto de lei que reformula o Conselho Municipal de Turismo de Palmeira das Missões. O órgão foi criado em 2009, através da Lei Municipal nº 4.062, mas não foi efetivamente implementado.

O objetivo principal do conselho é orientar e promover o desenvolvimento turístico no município com a participação de representantes do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

Para o presidente da Casa, Fernando Vilande, autor do projeto que criou o conselho em 2009 e também da reformulação feita agora, a participação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Palmeira das Missões, foi categórica no processo. “O I Seminário Regional de Turismo, realizado em novembro de 2018, permitiu diversas reflexões e provocações, as quais compõem essa justificativa de alteração legislativa”, afirmou Vilande na exposição de motivos do projeto.

Segundo Tiago Zardin, professor da UFSM e idealizador do seminário, a criação efetiva do Conselho de Turismo possibilita o desenvolvimento do município. “Atualmente Palmeira não está inserida numa rota turística. [...] Precisamos aproveitar o título de Berço da Erva-Mate, criar um roteiro de turismo e, assim, ter alternativas de geração de renda, emprego, e a oportunidade de potencializar os negócios locais”, afirmou Zardin.

Para a Coordenadora do Departamento de Promoções Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Adriana Bagatini, a efetivação do conselho representa um avanço na área para o município. “A secretaria vem, desde 2013, trabalhando com projetos a serem colocados em prática, mas sozinhos, enquanto poder público, não conseguimos executar tudo que gostaríamos. Com esse grupo formado, temos uma grande esperança que a partir de agora, com novas metas traçadas, a gente consiga desenvolver, de fato, o turismo em Palmeira das Missões”, salientou Bagatini.

O título de “Berço da Erva-Mate” foi encaminhado à Câmara de Vereadores através de projeto de lei do vereador Maninho Saggin, em 2016, e sugerido pelo cantor e compositor Aurelio Moraes, entusiasta da cultura e do turismo. Para ele, a implementação do conselho trará a possibilidade de desenvolver vários segmentos, especialmente o turismo da erva-mate. “Palmeira é dotada de muitos lugares que podem ser pontos turísticos e através deles desenvolver a história do município e a cultura da região. Que, no nosso caso, é a cultura da erva-mate, que historicamente está inserida aqui desde 1633. Podemos fazer disso um grande caminho turístico através da Rota da Erva-Mate e de um museu a céu aberto com utensílios e artefatos”, elucidou Moraes.

O projeto de alteração da legislação do Conselho de Turismo foi entregue ao prefeito em exercício, Lúcio Borges, para ser sancionado e a partir disso as entidades serão questionadas quanto a indicação dos integrantes para compor o grupo.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Prefeito Eduardo Russomano Freire participa de reunião na Famurs com governador do estado

 

Terra Planagem para para construção do HPR são iniciadas

 

Presidente do Inep pede demissão, informa MEC

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Palmeira das Missões: Acidente deixa dois feridos

 

BM de Palmeira das Missões realiza a recuperação de veículo roubado em ocorrência de latrocínio no município de Sarandi

 

Marco Feliciano pede impeachment do vice-presidente Hamilton Mourão

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul