Início Notícia Voltar

Ações voluntárias no Centro de Oncologia do HC transformam rotina de tratamento

A atenção dedicada representa um das mais significativas doações aos outros



Data da Publicação da Notícia : 01/02/2019 08:06 por Natieli Batistela

CapaNoticia
Banner Topo

A atenção dedicada representa um das mais significativas doações aos outros. No Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, o Núcleo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico (NAPON) recebe ações voluntárias da comunidade, além de realizar atividades de orientação sobre assuntos relacionados ao tratamento oncológico. 

Sob olhares atentos, o ilusionista Alan Astolfi compartilhou seu tempo com os pacientes e familiares da unidade oncológica do Hospital de Clínicas na última semana. “A gente quer tentar fazer o bem, ajudar as pessoas e trazer um sorriso.” comenta.  

Após cerca de duas horas de viagem até Passo Fundo para realizar o tratamento oncológico, a paciente Jane Perineto Olivoto, da cidade de Cacique Doble,  aprovou a atividade que transformou sua rotina de tratamento “Com certeza foi positivo. Para a gente que está enfrentando este problema, quanto mais ânimo, quanto mais a gente rir, mais fácil é a cura, dizem. Então é muito válido e muito bom. É uma maneira de distração e de a pessoa esquecer o que está passando” explica.  

Apoio ao paciente oncológico

As atividades desenvolvidas pelo NAPON incluem informações acerca de formas de tratamento e intervenções, direitos e deveres de pacientes oncológicos, possíveis reações adversas aos tratamentos, cuidados pessoais e suporte emocional a pacientes em tratamento oncológico.

Os pacientes e familiares que integram o grupo tem acompanhamento profissional do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer UPF/HC/SMS (enfermagem, farmácia, fisioterapia e psicologia), preceptores, profissionais do hospital, instituições de ensino e voluntários.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.