Início Notícia Voltar

Construção de novo presídio em Erechim é tema de reunião com o vice-governador

Foi realizada nesta terça-feira, 29, uma reunião com o vice-governador do RS e secretário estadual



Data da Publicação da Notícia : 30/01/2019 10:08 por Ministério Público do RS

CapaNoticia
Banner Topo

Foi realizada nesta terça-feira, 29, uma reunião com o vice-governador do RS e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, para tratar sobre a construção de uma nova penitenciária em Erechim. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, a promotora de Justiça local Karina Albuquerque Denicol e lideranças da região participaram do encontro.

De acordo com Dornelles, o Ministério Público vem acompanhando a questão - há um inquérito civil que tramita sobre o tema na Promotoria de Justiça - e a intenção é buscar uma solução pela via extrajudicial. Na sequência, Karina Denicol relatou sobre a situação precária da atual Penitenciária Estadual de Erechim, que apresenta inúmeros problemas de estrutura. No início deste ano, um muro interno da penitenciária desabou.

Conforme os participantes da reunião, algumas das tratativas para a construção do novo presídio, através de permuta de imóveis do Estado por área construída, estão encaminhadas, mas ainda faltam pontos para serem definidos.

O vice-governador do RS e secretário estadual da Segurança Pública externou sua preocupação com o tema da superlotação de presídios, uma vez que o Rio Grande do Sul tem um déficit de aproximadamente 12 mil vagas. Ranolfo Vieira Júnior informou aos presentes na reunião que o Executivo planeja colocar em atuação a Secretaria de Administração Penitenciária nos próximos meses, que irá realizar um diagnóstico de quantas vagas prisionais o Governo pretenderá abrir.

Ainda participaram da reunião o prefeito municipal, Luiz Francisco Schmidt, juntamente com demais autoridades e representantes de entidades como a Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, Conselho da Comunidade, Susepe e Consepro.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.