Início Notícia Voltar

Gigantes da soja

A Bayer está promovendo no município, o projeto Gigantes da soja. Esta é a primeira oportunidade para os agricultores gaúchos conhecerem a soja com a nova tecnologia INTACTA 2 XTEND plantada em campos de testes.



Data da Publicação da Notícia : 18/01/2019 10:03 por Leonel Westenshelder - NorteRS

CapaNoticia
Banner Topo

Com um formato inovador, exclusivo e tecnológico dia de campo, o evento apresenta aos produtores como a nova tecnologia auxiliará num controle mais amplo de plantas daninhas, proteção as principais lagartas da cultura da soja e como ela elevará a produtividade das lavouras brasileiras a um outro patamar.

Com um modelo de agricultura mais complexo a cada safra, o agricultor vem se adaptando as novas tecnologias assim como empresas vêm apresentado opções cada vez mais especificas as demandas do campo. Seja ele no melhoramento genético, controle de pragas ou sazonalidades regionais.

A Bayer apresenta neste evento, a Plataforma INTACTA 2 XTEND, que é a terceira geração de soja trazida pela empresa. Tolerante ao glifosato, a plataforma traz também uma nova ferramenta: o herbicida dicamba, que oferecerá um amplo controle de plantas daninhas de folhas largas, como a buva, planta muito presente aqui no Rio Grande do Sul, o caruru e picão preto.

Sobre a utilização do dicamba, o representante de campo e regulamentação da Bayer, Gilmar Picoli, salienta os principais conceitos da Plataforma INTACTA:

Consistência de resultados;

Flexibilidade na pré/pós aplicação;

Sustentabilidade;

Efeito de solo.

Segundo Marlon Denez, líder de treinamento da plataforma para o Brasil, “o dicamba não vem como um substituto ao glifosato, mas sim como um complemento para serem usados de forma combinada”.

A INTACTA 2 XTEND também apresenta ótimos resultados no controle de lagartas, pois contém um conjunto de proteínas que atuam diretamente nas quatro principais larvas que atacam as lavouras: brocas das axilas, lagarta da soja, falsa medideira, Helicoverpa armigera.

“A Plataforma INTACTA 2 XTEND oferece ao sojicultor mais ferramentas para que ele possa manejar pragas em sua lavoura. Somado a isso, e para garantir que a soja com essa tecnologia se adapte às particularidades de clima e solo existentes no Brasil e aumente sua performance, utilizamos novos métodos de melhoramento genético para aumentar o alcance dos testes. Esses aspectos objetivam elevar o patamar de produtividade do agricultor”. Explica o líder de lançamento da nova tecnologia para soja da Bayer, Fábio Passos.

O Gigantes da Soja ainda passará pelas principais regiões de grãos do país e, nessa safra, chegará aos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. Nessas regiões serão selecionadas 300 áreas para o plantio e manejo da cultura INTACTA 2 XTEND, sob supervisão da Bayer.

Apesar dos excelentes resultados em campos de testes, a previsão para o lançamento da Plataforma no Brasil é para a safra 2021/2022. Pois depende da aprovação do mercado internacional, como a China, principal comprador de soja do país.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.