NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

58 primeiras câmeras do Projeto Guardião começam a funcionar em Passo Fundo

Equipamentos foram apresentados nesta manhã durante inauguração da Sala Espelho da Polícia Civil

A soma de esforços das entidades de classe e órgãos públicos de Passo Fundo

Passo Fundo

Data da Publicação da Notícia : 21/12/2018 - 08:35

 
Foto Notícia Geral

A soma de esforços das entidades de classe e órgãos públicos de Passo Fundo transformou o Projeto Guardião em realidade. Na manhã desta quinta-feira (20), foram apresentadas oficialmente as 58 primeiras câmeras de videomonitoramento do projeto adquiridas e instaladas pela iniciativa privada e que já estão em funcionamento em 22 pontos da cidade. A apresentação foi feita durante a inauguração da Sala Espelho da Polícia Civil, que fica localizada na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), antiga Defrec.

A sala é composta por monitores que transmitem as imagens das câmeras em tempo real e tem o formato parecido com a instalada no 3º RPMon da Brigada Militar. Ela será usada exclusivamente pela Polícia Civil e vai auxiliar na investigação de delitos. “O monitoramento eletrônico é uma ferramenta de investigação e apuração de crimes muito importante. Ele vem a somar ao nosso trabalho e fará com que tenhamos uma maior sensação de segurança em toda a nossa comunidade”, destacou o Delegado Regional da Polícia Civil, Adroaldo Schenkel, ao afirmar que o sistema permite identificar pessoas, veículos e suas rotas e facilitará a investigação de diversos tipos de crimes, como roubos, furtos e homicídios.

O diretor da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), José Luís Turmina, que também é presidente do Comitê Gestor do Projeto Guardião, comemorou mais esta etapa vencida. "Após dois anos da implementação da sala de operações da Brigada Militar estamos inaugurando a sala espelho da Polícia Civil já com as primeiras câmeras instaladas. Ganhamos em segurança, em agilidade, e é importante ressaltar que só foi possível graças à união das entidades e dos órgãos públicos. A comunidade toda está engajada e juntos estamos construindo uma cidade muito mais segura", declarou. O projeto prevê um total de 386 câmeras instaladas em todo o município. A previsão é de que até o final de 2019 sejam instalados mais 200 equipamentos.

O projeto

O Projeto Guardião é inspirado no Projeto Olho Vivo implantado na cidade de Marau e que ajudou a reduzir os índices de criminalidade no município. O projeto consiste em um sistema de videomonitoramento de alta tecnologia que auxiliará a polícia na prevenção e elucidação de crimes, a partir das imagens gravadas em HD e que podem ficar arquivadas por até 30 dias. Também será possível, através das câmeras OCR, identificar as placas dos veículos que trafegam pelas ruas, localizando possíveis veículos furtados ou que estejam envolvidos em ocorrências policiais. O sistema de videomonitoramento está sob a responsabilidade da Brigada Militar, no 3º RPMon, e conta com espelhamento na Polícia Civil.

A iniciativa é resultado de um trabalho realizado em conjunto pelas entidades e órgãos públicos e privados de Passo Fundo, como Acisa, CDL, Sincongêneros, Sinduscon, Sindilojas, Sindicontábil, Sindicado Rural, OAB, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Justiça Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Brigada Militar, Polícia Civil e Consepro.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: Assessoria de imprensa - ACISA
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Atos em apoio ao governo ocorrem em diversas cidades do país

 

Justiça eleitoral cancela 2,4 milhões de títulos

 

Trump diz que enviará 1.500 soldados ao Oriente Médio

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Um doce dia das Crianças com o Ponto Doce

 

Confira as imagens das rondas classificatórias do 33º Carijo

 

Receita libera hoje consulta ao segundo lote de restituição do IR 2018

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul