Início Notícia Voltar

58 primeiras câmeras do Projeto Guardião começam a funcionar em Passo Fundo

A soma de esforços das entidades de classe e órgãos públicos de Passo Fundo



Data da Publicação da Notícia : 21/12/2018 08:35 por Assessoria de imprensa - ACISA

CapaNoticia
Banner Topo

A soma de esforços das entidades de classe e órgãos públicos de Passo Fundo transformou o Projeto Guardião em realidade. Na manhã desta quinta-feira (20), foram apresentadas oficialmente as 58 primeiras câmeras de videomonitoramento do projeto adquiridas e instaladas pela iniciativa privada e que já estão em funcionamento em 22 pontos da cidade. A apresentação foi feita durante a inauguração da Sala Espelho da Polícia Civil, que fica localizada na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), antiga Defrec.

A sala é composta por monitores que transmitem as imagens das câmeras em tempo real e tem o formato parecido com a instalada no 3º RPMon da Brigada Militar. Ela será usada exclusivamente pela Polícia Civil e vai auxiliar na investigação de delitos. “O monitoramento eletrônico é uma ferramenta de investigação e apuração de crimes muito importante. Ele vem a somar ao nosso trabalho e fará com que tenhamos uma maior sensação de segurança em toda a nossa comunidade”, destacou o Delegado Regional da Polícia Civil, Adroaldo Schenkel, ao afirmar que o sistema permite identificar pessoas, veículos e suas rotas e facilitará a investigação de diversos tipos de crimes, como roubos, furtos e homicídios.

O diretor da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), José Luís Turmina, que também é presidente do Comitê Gestor do Projeto Guardião, comemorou mais esta etapa vencida. "Após dois anos da implementação da sala de operações da Brigada Militar estamos inaugurando a sala espelho da Polícia Civil já com as primeiras câmeras instaladas. Ganhamos em segurança, em agilidade, e é importante ressaltar que só foi possível graças à união das entidades e dos órgãos públicos. A comunidade toda está engajada e juntos estamos construindo uma cidade muito mais segura", declarou. O projeto prevê um total de 386 câmeras instaladas em todo o município. A previsão é de que até o final de 2019 sejam instalados mais 200 equipamentos.

O projeto

O Projeto Guardião é inspirado no Projeto Olho Vivo implantado na cidade de Marau e que ajudou a reduzir os índices de criminalidade no município. O projeto consiste em um sistema de videomonitoramento de alta tecnologia que auxiliará a polícia na prevenção e elucidação de crimes, a partir das imagens gravadas em HD e que podem ficar arquivadas por até 30 dias. Também será possível, através das câmeras OCR, identificar as placas dos veículos que trafegam pelas ruas, localizando possíveis veículos furtados ou que estejam envolvidos em ocorrências policiais. O sistema de videomonitoramento está sob a responsabilidade da Brigada Militar, no 3º RPMon, e conta com espelhamento na Polícia Civil.

A iniciativa é resultado de um trabalho realizado em conjunto pelas entidades e órgãos públicos e privados de Passo Fundo, como Acisa, CDL, Sincongêneros, Sinduscon, Sindilojas, Sindicontábil, Sindicado Rural, OAB, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Justiça Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Brigada Militar, Polícia Civil e Consepro.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.