Início Notícia Voltar

Palestra reforça atenção ao bebê e aos pais durante internação em UTI Neonatal da Unimed

A relação entre uma mãe e seu filho, como sendo talvez a ligação mais forte existente entre os seres humanos



Data da Publicação da Notícia : 20/12/2018 14:52 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

“A relação entre uma mãe e seu filho, como sendo talvez a ligação mais forte existente entre os seres humanos, representa a mola propulsora para todas as demais relações subsequentes na vida da criança”. Foi parafraseando autores da área, que o pediatra Luís Antônio Jacques Soares, da UTI Neonatal do Hospital Unimed Noroeste/RS, reforçou “Cuidados com RN”, tema que abriu a Semana da Prematuridade da instituição, nesta quinta-feira, 22.

As palavras de cuidado e aconchego do pediatra neonatologista refletem toda atenção dedicada aos bebês que necessitam de cuidados intensivos. “O casal se realiza quando vai nascer o bebê”, destacou Luís Soares, lembrando que o nascimento prematuro acaba modificando o “curso natural”, tornando o momento emocionalmente estressante.

E é nesta ocasião, quando “o amor chega mais cedo”, que a equipe multidisciplinar da UTI Neonatal entra em ação, dedicando cuidado especial ao recém-nascido (RN) e também destinando atenção ao casal. “Muitas vezes, o pai é o primeiro a entrar em contato com a situação. É o pai que vai transmitir as informações para a mãe. É o pai o primeiro a olhar o bebê na UTI”, destacou o pediatra, ressaltando a dimensão da figura paterna e a importância da orientação a ele. Ao mesmo tempo, Luís Soares lembrou que será o pai que, a partir deste momento, estará envolvido com a organização das necessidades da casa, até mesmo com outros filhos e tudo o que compreende o ambiente familiar, além da atenção à mãe e ao bebê que permanecem no hospital.

Sobre os avanços que aumentaram a sobrevida de prematuros, sobre a UTI Neonatal e a equipe multidisciplinar, o pediatra ressaltou o papel de “devolver às famílias, crianças que por alguns autores, eram consideradas incompatíveis com a vida”. E finalizou: “vamos cuidar como a gente cuida”.

Semana da Prematuridade – A Semana da Prematuridade integra o Mês Mundial da Prematuridade, denominado Novembro Roxo. Neste ano, as atividades do Hospital Unimed Noroeste/RS levam o tema “Nosso jeito de cuidar: Carinho, atenção e amor”, como parte do Projeto Humanizar. As ações seguem nos próximos dias com palestras e o lançamento de novo projeto, destinado especialmente à equipe multidisciplinar, elaborado para proporcionar ainda mais benefícios aos recém-nascidos. “Nossos treinamentos buscam qualificar a equipe, visando a atualização constante e o melhor atendimento aos bebês”, explica Daiane Zambon Dockhorn, enfermeira coordenadora da UTI Neonatal. Também participam equipes assistenciais do Centro Obstétrico e do Berçário.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.