Início Notícia Voltar

Comitiva da Amzop retorna de Roraima

Uma comitiva da Associação dos Municípios da Zona da Produção



Data da Publicação da Notícia : 19/12/2018 08:05 por Assessoria de imprensa - AMZOP

CapaNoticia
Banner Topo

Uma comitiva da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), esteve em Boa Vista, capital de Roraima e viu de perto a situação de extrema dificuldade enfrentada pela cidade que recebe milhares de migrantes venezuelanos.

Integraram a missão o presidente da Associação, prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, o vice-presidente e prefeito de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari, o prefeito de Caiçara Marcio Minuzzi, o prefeito de Três Palmeiras, Silvanio Antônio Dias, e o vice-prefeito de Seberi, Marcelino Galvão Bueno Sobrinho, além do secretário executivo da Amzop, ex-prefeito de Seberi, Luiz Queiroz.

O desembarque em Roraima aconteceu no início da noite de domingo 16, na terça pela manhã os prefeitos embarcaram retornando para o Rio Grande do Sul. A viagem foi uma peregrinação: para completar o trajeto de 5.824 quilômetros entre Porto Alegre e Boa Vista, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fez duas paradas para reabastecer. A primeira na base aérea de Brasília e a segunda na Serra do Cachimbo, no Pará.

Os prefeitos foram acompanhados pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, que coordena o processo de interiorização de imigrantes. Os gestores conheceram toda a estrutura montada pelo Governo Federal para o acolhimento dos venezuelanos, além de presenciar a situação difícil vivida por muitas famílias que dormem há meses de forma improvisada em barracas implantadas pelo Exército Brasileiro.

O presidente da Amzop, prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, acredita na sensibilização não apenas dos gestores municipais, como também das próprias populações dos municípios em aceitar e ajudar a acolher estas pessoas. “Essas pessoas não são concorrentes de ninguém, são seres humanos que precisam de amparo e ajuda”, resume de Carli. 

A comitiva da Amzop retornou no mesmo avião que trouxe 40 venezuelanos para o município de Santo Antônio da Patrulha, conhecido por ser a capital da cachaça e da rapadura, pertencente a região metropolitana de Porto Alegre.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.