Início Notícia Voltar

Dia de Campo em vitivinicultura e Abertura da Safra da Uva movimenta interior de Sarandi

O Dia de Campo teve como objetivo apresentar práticas de manejo para renovação de pomares



Data da Publicação da Notícia : 18/12/2018 08:20 por Emater-RS/Ascar

CapaNoticia
Banner Topo

O Dia de Campo teve como objetivo apresentar práticas de manejo para renovação de pomares, bem como potencialização da produtividade e da qualidade através do manejo fitossanitário, da fertilidade do solo e uso de bioativadores de crescimento.

Na estação de Tecnologia de aplicação foram realizadas Dinâmicas de volume de Calda, bem como cuidados durante a aplicação de produtos fitossanitários, condições ambientais e Uso de EPI.

A atividade contou com a presença de 100 participantes entre agricultores e técnicos de Sarandi e região. 

Na primeira hora da manhã foi realizada a abertura oficial da Safra da Uva e a explanação pelo vice prefeito Glauber Kunzler sobre a importância da vitivinicultura para a geração de renda no Município, destacou também as melhorias observadas no aporte tecnológico dos pomares e a buscar pela qualidade. Lembrou das cantinas e agroindústrias que processam a uva e agregam valor a este produto, gerando emprego, renda e sucessão familiar como é o caso da família Vizzini onde estão presentes 3 gerações.

O dia de campo aconteceu na Comunidade da Linha Cocho, na propriedade da família Vizzini, que é tradicional na produção de Uvas e também no processamento e produção de Suco e Vinho.

A área de videira em Sarandi é de 105 hectares, com aproximadamente 55 famílias na atividade. 

Neste ano a produtividade dos pomares foi afetada pelas condições climáticas desfavoráveis, observadas em especial no mês de Outubro onde foram registrados vários dias com a ocorrência de chuva o que dificulta a floração e favorece a incidência de doenças na videira. A produtividade média para esta safra está estimada em 10 ton/ha, uma redução de 15 a 20 % em relação ao ano anterior.

O clima tem favorecido a videira nos últimos dias em especial pela alta luminosidade, o que remete a um maior acúmulo de açúcares, elevando o grau brix da uva.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.