Início Notícia Voltar

Departamento de Vigilância Sanitária realiza ações contra a Dengue

De 25 a 30 de novembro ocorreu a Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue



Data da Publicação da Notícia : 05/12/2018 07:58 por Assessoria de imprensa - Sarandi

CapaNoticia
Banner Topo

De 25 a 30 de novembro ocorreu a Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, Zika e Chikungunya, sendo o dia 30 de novembro, definido como o Dia D, o Dia Nacional de Combate à Dengue. O objetivo é mobilizar iniciativas do poder público e a população para o combate ao vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

No decorrer a semana passada, intensas ações foram realizadas em nosso município pelos Agentes de Endemia e Fiscalização Sanitária como: palestras com Agentes de Saúde, visitas domiciliares orientativas, colocação de faixas em diferentes pontos do município, entrega de panfletos nas escolas. Já no dia 30 de novembro, na sexta-feira, Dia D foi realizado na Avenida Expedicionário panfletagem sobre a Dengue com a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, Zika e Chikungunya.

Cabe salientar, que todo o cidadão está convocado para unir esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, Zika e Chikungunya, afinal eliminar focos é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.

Cuidados básicos para a prevenção da Dengue

-vedar totalmente a tampa de caixas d´água;

-limpar as calhas, evitando que folhas e sujeira se acumulem;

-limpar as piscinas e fontes, e faça o tratamento da água com produtos; químicos  adequados( o tratamento na água deve ser mantido tanto no inverno como no verão);

-esfregue as paredes das vasilhas de água dos animais periodicamente;

-limpe as bandejas de geladeira e do ar-condicionado para que a água não se acumule;

-deixe baldes, garrafas, recipientes que podem acumular água com a boca virada para baixo, ou guarde em locais cobertos;

-guarde os pneus em locais cobertos;

-vasos sanitários pouco usados devem ser tampados e verificados semanalmente;

-eliminar os pratos nos vasos de plantas. É importante lembrar que plantas como: bananeiras, bromélia, babosa, espada de São Jorge e outras podem acumular água, portanto deve-se dar maior atenção a estas plantas;

Lembramos que todos cidadãos devem tirar um tempinho, ou seja, com 10 minutos por semana você faz a checagem rápida nos locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos.

Eliminando os focos, você protege a sua saúde e dos seus vizinhos. Vamos lá!! Faça a sua parte!! É um tempo muito pequeno para ganho tão grande.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.