Início Notícia Voltar

Fazer diferente é fazer a diferença

Em palestra promovida pela Acisar, Professor Paleo explicou como promover a mudança de comportamento na tomada de decisões



Data da Publicação da Notícia : 29/11/2018 08:26 por ACISAR

CapaNoticia
Banner Topo

Para uma plateia com mais de 100 pessoas, o professor universitário, pesquisador e doutor Oswaldo Paleo palestrou sobre a interferência do ser biológico sobre a racionalidade humana. Intitulada “Fazer diferente, faz a diferença”, a palestra, realizada pela Associação Comercial Industrial Serviços e Agronegócios (Acisar), refletiu sobre os aspectos motivacionais e como esse sentimento pode afetar as relações. A palestra foi realizada na noite dessa segunda-feira, dia 26, no auditório do Sicredi Região da Produção, em Sarandi.

Professor Paleo recebeu as boas vindas do presidente da Acisar, Marcio Tonetti, que destacou a importância de repensar atitudes em um momento de competitividade e dificuldades mercadológicas.

Graduado em Engenharia Mecânica, Administração de Empresas e Psicologia, mestre em Administração e Marketing e doutor em Engenharia de Produção, Paleo esbanjou conhecimentos aos espectadores. Disse que é preciso saber abrir mão de certas coisas para dedicar foco naquilo que efetivamente vai produzir os resultados que se espera.

Se você faz melhor aquilo que já faz bem, vai chegar uma hora em que o custo para fazer melhor é maior do que o benefício que você recebe daquela melhoria. Não basta fazer melhor o que a gente já faz bem porque o investimento é muito grande para ganhos muito pequenos. Fazer melhor de forma contínua tem limite, chega uma hora em que a gente tem que fazer diferente.

Nesse sentido, o palestrante internacional explicou o porquê o ser humano tem a tendência de repetir comportamentos. É que é mais cômodo para o cérebro repetir o que ele já sabe, pois economiza energia, mantém o controle sobre a situação e evita a incerteza.

Devemos, diante dos desafios, fazer diferente porque fazer igual, provavelmente, outros estarão fazendo. Fazer melhor do que o concorrente é fazer o que ele já faz, não é fazer diferente. A competição para ser melhor do que o concorrente tem limite. Agora, a competição para satisfazer o cliente se fundamenta na inovação, isso é fazer diferente – enfatiza.

Para fazer a diferença, Paleo orienta dar a importância para o que é realmente necessário: entender as emoções, o comportamento e a possibilidade de se comunicar de forma muito mais afetiva do que querer empurrar aquilo que as pessoas não estão entendendo que estão recebendo.

À medida que eu dou mais atenção ou sou orientado a enxergar outras coisas que eu não percebo, eu começo a ter a possibilidade de ver aquilo que alguém está querendo me mostrar. Muitas vezes nós, na nossa organização, temos que orientar o colega a perceber algo que ele não está vendo. Temos que orientar clientes, consumidores e usuários a enxergar algo que eles não estão vendo. Isso é fundamental e eu só consigo isso com tempo e foco. Isso é fazer diferente, isso faz a diferença.

Além de ouvir e interagir com o palestrante, quem participou do evento degustou de um coquetel servido pela Acisar.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.