Início Notícia Voltar

Oncologista da Unimed alerta para exames de diagnóstico do Câncer de Próstata

Se um vence, todos podem vencerâ??. Foi com este chamado que a Unimed Noroeste/RS estimulou seus colaboradores



Data da Publicação da Notícia : 22/11/2018 14:58 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

“Se um vence, todos podem vencer”. Foi com este chamado que a Unimed Noroeste/RS estimulou seus colaboradores para a palestra “Prevenção do Câncer de Próstata”, como parte da programação da campanha Novembro Azul. A abordagem foi realizada pelo médico Edilson Walter, coordenador técnico do Serviço de Oncologia do Hospital Unimed Noroeste/RS. Também participaram pacientes convidados. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 1º.

Segundo o oncologista, a próstata “é o órgão que mais dá câncer no homem. É pequeno, mas tem um potencial de tumor muito grande”. Por isso, a partir dos 40 anos é importante a consulta com urologista ou oncologista e a realização dos exames de toque retal e do Antígeno Prostático Específico (PSA). “Não é bom fugir disso ou ter medo. Com a idade aparecem os problemas e a gente tem que prevenir ou fazer diagnóstico precoce”, alertou Edilson Walter, reforçando que o principal fator de risco para o Câncer de Próstata é a idade, seguido de outros, como hábitos alimentares. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. A principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produção de esperma.

“A ideia é que se faça prevenção e diagnóstico precoce”, ponderou o médico, visto ser uma doença que somente apresenta sintomas quando está em estágio avançado. “Aquele paciente que chega com sintomas dificilmente vai curar”, esclareceu explicando que ainda pode contribuir para o surgimento de metástases em outras partes do corpo. Edilson Walter complementa que os pacientes que desenvolvem a patologia necessitam de tratamento que envolve uma equipe multidisciplinar para suporte. “Os serviços que a Unimed vem tentando formar são extremamente importantes para a população”, explicou.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) alerta para a estimativa de que, somente em 2018, mais de 68 mil novos casos de Câncer de Próstata podem surgir. O gerente Assistencial do Hospital Unimed, Günter Melchiors, ressalta a importância de palestras para esclarecer sobre a doença. “A abordagem é um alerta para não ‘cair’ em mitos ou em falsos entendimentos sobre o assunto”, ratificou.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.