Início Notícia Voltar

Dia da Beleza no Hospital Unimed busca resgatar autoestima de mulheres com câncer

Encarar todos os efeitos da doença e do tratamento bonita e com autoestima elevada



Data da Publicação da Notícia : 21/11/2018 08:38 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

Encarar todos os efeitos da doença e do tratamento bonita e com autoestima elevada. Para resgatar o poder que o “gostar-se” e o “sentir-se bem consigo mesma” proporciona na vida das mulheres com câncer, o Hospital Unimed Noroeste/RS preparou um momento todo especial. O Dia da Beleza integrou a programação do Outubro Rosa e ocorreu nesta segunda-feira, 29. Para além dos cuidados assistenciais, a equipe do Serviço de Oncologia pensou em algo a mais, que pudesse influenciar positivamente no tratamento, contando com o apoio do Salão Ester.

A atividade de integração contou com maquiagem, pintura de unhas e um momento de troca de experiências entre pacientes que estão em diferentes fases do tratamento e a equipe de Oncologia. “Uma dá força para a outra”, explica a enfermeira coordenadora da área, Rosane Zawatski. A profissional conta que o estímulo ao cuidado com o visual também faz parte dos atendimentos durante o tratamento. “Sabemos que passar por esse momento mexe muito com a autoimagem. Cai o cabelo, cai a sobrancelha, as unhas ressecam, mas mesmo em tratamento elas podem continuar sendo lindas. Podem colocar brinco, passar batom, passar lápis, pintar as unhas sem tirar a cutícula”, aponta ela, reforçando: “cada vez que chegam aqui, a gente tenta colocá-las pra cima”.

A paciente Sandra Marilise Seifert expõe “uma imensa gratidão” pela atenção recebida da Unimed durante seu tratamento. “Não tem o que paga o que fazem pela gente”, define como demonstração de felicidade ao participar do Dia da Beleza. Surpresa também para a paciente Sandra Mara Cinatski, que aponta ter adorado a ação. “Embora o câncer, a gente vê que nosso problema não é nada perto de outros. Sinto que ajudo as pessoas com palavras. Não esperava isso, mas nós fizemos planos e Deus tem outros pra gente. Apesar de tudo eu estou feliz”, manifesta Sandra Cinatski.

O efeito da maquiagem foi realçado por quem já enfrentou diferentes fases do tratamento. Mariela Schwanke destaca que “o estímulo para mim é o que faz superar tudo, a luta pelo dia a dia. Mesmo a família estando junto, a gente é quem sofre, mas temos que levantar e dizer todo dia vamos lá”. A paciente reforça ainda que a maquiagem auxilia a melhorar o ânimo durante as terapias.

Para a equipe do Salão Ester, responsável pelos cuidados estéticos no Dia da Beleza, este apoio busca estimular que sintam-se bonitas, independentemente da situação que estão enfrentando. As profissionais salientam que é uma forma de demonstrar o que as pacientes podem fazer por elas mesmas.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.