Início Notícia Voltar

Doação de Sangue: Dia D Solidariedade mobiliza comunidade

Um gesto que pode salvar até quatro vidas. A doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas



Data da Publicação da Notícia : 21/11/2018 07:53 por Nati Batistela

CapaNoticia
Banner Topo
Um gesto que pode salvar até quatro vidas. A doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas, pois o material doado é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversos casos.
 
O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, IMED e Hemopasso realizaram uma campanha de captação de doadores de sangue nesta terça-feira (20/11). Durante o ‘Dia D Solidariedade’ as equipes do Hemopasso e HC receberam os doadores junto à IMED. A campanha auxiliou na reposição dos estoques de sangue nesta época do ano, conforme salientou o biólogo responsável pela área de Imuno-Hematologia da Agência Transfusional do HC, Vagner Albuquerque “Nesta época do ano a gente percebe um déficit bem importante de doações de sangue, além de ser uma época que apresenta concentração de um maior número de acidentes de trânsito, por exemplo.” explicou.
 
A doação de sangue é um procedimento seguro. Quem deseja doar sangue passa por uma avaliação prévia sobre suas condições de saúde com uma equipe especializada.  Em uma doação são coletados no máximo 450 ml de sangue, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa adulta. 
 
As doações realizadas no Dia D Solidariedade irão beneficiar toda a comunidade regional. “Com esta parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo, as doações serão distribuídas também aos hospitais da região. O Hospital de Clínicas é o maior hospital que o Hemocentro fornece, mas também existem outros hospitais que serão beneficiados com ação de hoje” finalizou Vagner.

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.