Início Notícia Voltar

Estudantes de Veterinária conhecem experiência da fábrica de alimentos para animais

Aproximar-se da prática da realidade profissional e conhecer possibilidades de atuação



Data da Publicação da Notícia : 08/11/2018 08:54 por Assessoria de imprensa - CESURG

CapaNoticia
Banner Topo

Aproximar-se da prática da realidade profissional e conhecer possibilidades de atuação e empreendedorismo no mercado de trabalho é um dos diferenciais da formação acadêmica que os estudantes encontram no CESURG. Uma destas atividades ocorreu em setembro, quando acadêmicos de Medicina Veterinária conheceram a operação da fábrica de alimentos para animais Puro Trato  e propriedades rurais em Santo Augusto.

Orientados pelo Me. Paulo Machado, docente responsável por ministrar a disciplina de Nutrição Animal, os estudantes acompanharam uma palestra de abertura conduzida pelo sócio proprietário Fernando Teixeira. Médico veterinário, Teixeira apresentou a trajetória da empresa, as tecnologias de produção em nutrição animal adotadas e a importância do futuro médico veterinário nessa área pujante e cada vez mais desafiadora no setor.

Pela manhã, a comunidade acadêmica pode observar como o alimento é tecnologicamente processado em fábrica de rações, com o controle de qualidade exigido pela legislação e a aplicação das orientações legais vigentes, e como o médico veterinário pode atuar neste universo. Em visita técnica a propriedade da família Teixeira, os discentes conheceram as práticas adotadas no manejo alimentar e nutricional das diversas categorias da raça de equinos Puro Sangue Inglês e o planejamento para um lote de novilhos que entrará em confinamento em dieta alto grão.

Já na propriedade da família Ernani, os estudantes tiveram contato com outro modelo de produção de leite, que aproxima ciência de alimentação e nutrição de bovinos leiteiros, em conjunto de características de produção como funcionalidade de sistema, higiene e profilaxia e controle total de gestão de produção. Para Machado, “as duas propriedades, bem como a fábrica, surpreendem pela eficiência de recursos investidos, tendo retorno satisfatório. Visitas assim demonstram referências em produção e produtividade animal baseadas em boa aplicação da Ciência da Nutrição Animal”.

Uma das estudantes que integrou a viagem, a acadêmica Karolini Santos Picolo, relata que “o ganho de experiência em visitas como essa é muito grande, além de ter bons modelos de aplicação de conceitos trabalhados em sala de aula e em práticas no campus de Sarandi”, o que contribui, na avaliação de Machado, na ampliação da visão dos estudantes em relação a espaços de atuação profissional, visto que “todas as espécies animais, em diferentes momentos da vida, irão precisar de uma dieta específica, seja na saúde ou num estado clínico que o limite do equilíbrio”, acrescenta o Me. Paulo Machado.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária do CESURG em Sarandi, o Me. Rafael Pandolfi explica que experiências como visitas técnicas demonstram a realidade de campo aos estudantes e os aproximam da vida profissional do médico veterinário. “Aliar teoria, prática, exercício de reflexão e processo investigativo são formas de se preparar bons médicos veterinários para o mercado de trabalho, pesquisa e extensão”, avalia Pandolfi.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.