Início Notícia Voltar

Visita técnica a fábrica de ração possibilita novos conhecimentos aos estudantes de Agronomia

Aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, seja por meio teórico e prático



Data da Publicação da Notícia : 07/11/2018 07:51 por Assessoria de imprensa - CESURG

CapaNoticia
Banner Topo

Aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, seja por meio teórico e prático, é a comprovação da eficiência dos métodos de ensino-aprendizagem e a consolidação da confiança e profissionalismo para o futuro engenheiro agrônomo. Nessa perspectiva, o CESURG adota metodologias ativas de ensino que tornam os acadêmicos protagonistas dos debates e viabiliza ações práticas, como visitas técnicas e saídas a campo, que permitem ao estudante vislumbrar a realidade da profissão, formando um profissional que o campo precisa e o mercado exige: planejador, responsável, ético, inovador, empreendedor, resoluto e decidido em suas recomendações.

Para possibilitar que os estudantes tenham mais proximidade com a prática e expandam seus horizontes profissionais, o CESURG possibilitou aos acadêmicos do curso de Agronomia uma visita técnica a Fábrica de Rações Puro Trato e a propriedade da família Teixeira, localizadas no município de Santo Augusto.

Na indústria de alimentos para alimentação e nutrição de animais domésticos, os acadêmicos foram recepcionados pelo sócio proprietário Fernando Teixeira, que relatou o histórico da empresa e apresentou as fábricas de alimentos para monogástricos e pet, e, após, para ruminantes e equinos, além do laboratório de controle de qualidade total de matérias primas e da nova unidade de formulação de misturas minerais.

Fernando Teixeira enfatizou ainda a importância do profissional agrônomo dentro das Ciências Agrárias, “pois é um profissional que tem responsabilidade muito positiva para a consolidação da produção com qualidade de matérias primas como cereais, oleoginosas e seus subprodutos”, salienta o Me. Paulo Roberto Machado, professor responsável pela disciplina Bromatologia e Nutrição Animal e docente nos cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária do CESURG.

Os acadêmicos puderam, ainda, visitar a propriedade da família Teixeira, onde conheceram o planejamento do confinamento para gado de corte, bem como as diferentes categorias da raça equina Puro Sangue Inglês, para manejo alimentar e nutricional. Também esteve em pauta a aplicabilidade dessa raça de cavalos exigente em ambiente pastoril, bem como do manejo de fertilização e de pastejo durante o ano.

A contribuição das visitas técnicas é destacada pelo acadêmico do quarto semestre de Agronomia, Luciano Colombo. “Na sala de aula costumamos nos concentrar no que o professor explica e nos passa, e por sermos técnicos e produtores rurais na grande maioria fica mais fácil entender, mas a visita complementa por que conseguimos ver que bons exemplos e modelos falados pelo professor são reais e possíveis. A turma agradece essa oportunidade e certamente está na expectativa das próximas visitas técnicas do curso. A gente cresce com elas”, revela o estudante.

A aproximação entre teoria e prática desde o primeiro semestre do curso é elencada pelo coordenador do curso de Agronomia, Dr. Rafael Pasini, como um diferencial importante na formação. “Visitas técnicas são importantes para o aprendizado do estudante, gera arguições e senso crítico no acadêmico e resulta em crescimento e maior preparo para o futuro profissional, formando engenheiros agrônomos reconhecidos no mercado de trabalho”, salienta Rafael Pasini, coordenador do Curso de Agronomia.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.