Início Notícia Voltar

Unimed estimula doação de sangue através de Programa Doador Fiel

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro. A Unimed Noroeste/RS tem em sua essência cuidar da saúde



Data da Publicação da Notícia : 30/10/2018 11:38 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro. A Unimed Noroeste/RS tem em sua essência cuidar da saúde das pessoas. Pensando em estimular a doação regular de sangue a cooperativa está aderindo ao Programa de Doação de Sangue – Doador Fiel, que faz parte do Voluntariado Empresarial da Federação Unimed/RS desde 2013 e vem sendo coordenado pelo Instituto Unimed/RS. A proposta está focada na adesão de colaboradores e cooperados à cultura regular da doação de sangue.

O Programa define como doador a pessoa que apresenta as condições de saúde indicadas para a doação contínua de sangue. O Programa valoriza ainda o influenciador, pessoa que por alguma razão, alheia a sua vontade, não pode doar sangue, mas pode estimular amigos e familiares a fazerem. Se cada cidadão saudável doar pelo menos duas vezes por ano não seriam mais necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoque. Uma única doação de sangue pode prolongar até quatro vidas. Para o doador é um ato de solidariedade, para o paciente representa a chance de salvar a sua vida.

Podem participar os colaboradores e cooperados do Sistema Unimed-RS que atendem aos requisitos descritos na Cartilha do Doador do Programa e se disponham a fazer a doação respeitando os intervalos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias; doadoras do sexo feminino podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias. Como forma de reconhecer os doadores pelo trabalho voluntário, a Unimed concederá um dia de folga para cada doação realizada, indo além do previsto na CLT, que estabelece uma folga por ano independente do número de doações realizadas.

A Gerência de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade será responsável pela elaboração do cronograma e agendamento das doações no Banco de Sangue do Hospital de Caridade, com o qual a Unimed Noroeste/RS estabeleceu termo de parceria. O encaminhamento dos doadores será feito conforme a demanda por grupos sanguíneos específicos, mediante solicitação do Banco de Sangue.

Para o diretor de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, médico Volnei Malheiros, ao buscar o engajamento das cooperativas médicas o Instituto Unimed/RS evidencia “a importância de um gesto tão pequeno e de grande alcance, que é de salvar vidas”. Já a médica Cheila Eickhoff, responsável pela Agência Transfusional do Hospital Unimed Noroeste/RS, destaca o significado de buscar doadores regulares e voluntários entre os públicos diretamente ligados à cooperativa.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.