NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Acadêmicos de Agronomia têm novas vivências em propriedade em Espumoso

No CESURG, os estudantes têm a possibilidade de contato direto com a realidade da profissão desde o primeiro semestre

Data da Publicação da Notícia : 29/10/2018 - 08:58

 
Foto Notícia Geral
Foto:

No CESURG, os estudantes têm a possibilidade de contato direto com a realidade da profissão desde o primeiro semestre, com aulas práticas e visitas técnicas que possibilitam vivências preparando os acadêmicos para os desafios reais que enfrentarão em suas atuações profissionais.
 
Uma dessas viagens técnicas, realizada no último sábado (20), envolveu os acadêmicos do quarto e quinto semestres do curso de Agronomia do CESURG Marau. Acompanhados pelo Me. Rubens Meneguzzi, professor responsável pela disciplina de Hidráulica Agrícola os estudantes conheceram a propriedade da Agropecuária Bertani, de Mario Luiz Bertani, localizada no município de Espumoso.
 
A Agropecuária Bertani possui 90,14 hectares irrigados destinados à produção de silagem, feno e grãos, além da produção de leite e peixe. 

Nela, os estudantes puderam obter novos conhecimentos relacionados às diversas áreas da ciência e educação, agregando novos conhecimentos em hidráulica agrícola aplicada à prática demonstrada na propriedade, visitação viabilizada com o apoio da empresa Água Viva.

A propriedade conta com um sistema biodigestor, uma alternativa adotada em diversas propriedades para adequação às iniciativas de produção sustentável. Para diminuir os impactos causados à natureza, Bertani investiu em um biodigestor para o tratamento e reaproveitamento de maneira adequada dos dejetos produzidos pelos 240 animais mantidos no sistema de confinamento com capacidade total para 280 bovinos.

Funcionamento do biodigestor
 
O biodigestor é mantido com restos de alimentos e fezes dos animais, acrescidos de água. Seu funcionamento possibilita o reaproveitamento de dejetos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. Através de um separador de sólidos, do lodo biológico – mistura resultante do processo –, é retirado todo material sólido, bombeando somente o líquido para o tanque.

Esse processo se dá dentro do aparelho pela ação das bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio). O método resulta na conversão em gás metano de todo o material, que é utilizado como combustível em fogões de cozinha ou geradores de energia elétrica. O resíduo sólido resultante no biodigestor também pode ser aproveitado como fertilizante. Com um sistema de filtragem automatizada e de grande precisão, esse biofertilizante será utilizado via fertirrigação para os seus 90,14 hectares de irrigação no sistema de gotejamento subterrâneo, com a consultoria e assistência da Água Viva.

Na visita técnica, os estudantes conheceram o sistema de irrigação e o funcionamento da propriedade que está se tornando autossustentável, onde o proprietário explicou a constante busca pela inovação da propriedade. 

Através da troca de vivências, os acadêmicos tiveram contato com novos conhecimentos técnicos. Como comenta o professor Meneguzzi, “conhecer a propriedade que está a caminho de se tornar autossustentável foi de muita importância, pois é uma das áreas onde eles poderão atuar. A atividade foi extremamente produtiva e contribuiu muito para o aprendizado dos participantes sobre sistema de irrigação, sistema de irrigação subterrânea, fertirrigação, sistema de biodigestor, instalações da propriedade onde o proprietário tem os processos de produção leiteira automatizado”, acrescentou o docente do curso de Agronomia.

Publicidade 660-110
 
Foto:
Foto:
Foto:
Foto:
Foto:
 
TAGS:
CATEGORIA: Educação
Fonte: Assessoria de imprensa - CESURG
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Por que as cooperativas encerram atividades?

 

Conhecimento na prática: jogos de tabuleiros gigantes no CESURG

 

Provas do SAEMPS são aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Atividade física, saúde e educação física

 

Cine Globo Palmeira: Confira a programação para a semana

 

Operação Breaking Bad prende quatro homens e uma mulher em Passo Fundo

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul