Início Notícia Voltar

Estudantes de Medicina Veterinária desenvolvem ações práticas no Rodeio em Ronda Alta

Um dos diferenciais da formação acadêmica no CESURG é aliar teoria e prática



Data da Publicação da Notícia : 11/10/2018 08:44 por Assessoria de imprensa - CESURG

CapaNoticia
Banner Topo

Um dos diferenciais da formação acadêmica no CESURG é aliar teoria e prática desde o primeiro semestre do curso. Entre as ações promovidas pelo curso de Medicina Veterinária está o acompanhamento de disputas de tiro de laço, como o Rodeio ocorrido em Ronda Alta no mês de setembro, que contou com a participação dos estudantes do curso, supervisionados 
pelo professor Dr. Cláudio Alberto dos Santos.

Os acadêmicos puderam executar ações visando a responsabilidade Técnica e Assistência Médica Veterinária. A Responsabilidade Técnica consiste em conferir exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo dos animais participantes, além de verificar a documentação e resenha dos animais e, com isso, atestar o perfil sanitário dos equinos em competição e realizar a liberação para a participação das provas. A ação prática aproxima os conhecimentos do campo científico e pragmáticos, demonstrando aos estudantes a realidade da profissão.

Ao desempenhar a Assistência Médica Veterinária, os graduandos auxiliaram o professor no exercício da clínica equina, onde puderam presenciar diversos casos e diagnósticos clínicos que em sua maioria só podem ser vistos na prática da profissão. Além de adquirir experiência e contato com os animais, os estudantes complementam o conhecimento teórico compartilhado em aula.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária do CESURG, Me. Rafael Pandolfi, “a atividade também integra o curso em atividades esportivas equestres, somando no aprendizado do acadêmico e garantindo a sanidade animal para a comunidade em geral”. Como relata Santos, “em ações práticas como essa no Rodeio os estudantes têm contato com a realidade da profissão, entendendo a educação como vários segmentos da 
sociedade não só na sala de aula, mas visualizando na prática o que aprendem na teoria. Em rodeios, por exemplo, os acadêmicos com interesse em trabalhar com equinos conseguem se aproximar do que será a realidade profissional no futuro", acrescenta o professor do curso de Medicina Veterinária.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.