Início Notícia Voltar

Palmeira das Missões terá Mostra Tabajara Ruas de Cinema

Sesc em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo exibe produções do cineasta gaúcho, com entrada franca



Data da Publicação da Notícia : 05/10/2018 09:03 por Adriana Bagatini

CapaNoticia
Banner Topo
 
No mês de outubro, o Centro Cultural recebe a Mostra Tabajara Ruas de Cinema. De 17 a 25/10, serão exibidos os quatro longas-metragens produzidos pelo cineasta gaúcho. As sessões ocorrerão às 19h, no Centro Cultural Mozart Pereira Soares (Rua General Osório, 850) e têm entrada franca.

A Mostra é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, por meio do Programa Arte Sesc – Cultura por toda parte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3742 1583/ 1257- Centro Cultural.

TABAJARA RUAS é um dos nomes-referência da literatura e do cinema gaúcho. Com 40 anos de carreira, o uruguaianense soma nove romances publicados, além de ensaios, contos e traduções. No cinema, exerce o papel de diretor, produtor e roteirista, somando quatro películas produzidas e dirigidas, e participação em mais 12 filmes, entre eles a série “O tempo e o vento”, de Jayme Monjardim. Conquistou o Prêmio Açorianos de Literatura, Prêmio Erico Verissimo, a Medalha do Mérito Farroupilha, o título de cidadão de Porto Alegre, a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa e foi condecorado com a ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador.

Sosbre o Arte SESC – Cultura por Toda Parte - Criado pelo sistema FECOMÉRCIO-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Confira a programação completa abaixo:

BRIZOLA TEMPO DE LUTAS

DATA: 17/10
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre
SINOPSE: A vida de Leonel Brizola, falecido em 2004, governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, e sua participação em mais de 60 anos de atuação política. Para contar sua história desde o nascimento no interior de Carazinho até a candidatura a presidente do Brasil, 27 depoimentos de familiares, amigos, companheiros e lideres políticos de peso, como Luís Carlos Prestes, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Mário Soares, ex-presidente de Portugal.

OS SENHORES DA GUERRA

DATA: 18/10
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos
SINOPSE: Júlio e Carlos são irmãos. Amigos, cultos, ricos, são
separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Júlio, prefeito de Santa Maria, legalista, recebe a missão de impedir o avanço das tropas revolucionárias, comandadas por Zeca Netto, de quem seu irmão Carlos, maragato, é secretário. As ideias são opostas, mas o sangue é o mesmo e eles vão ter que enfrentam numa grande batalha.

NETTO E O DOMADOR DE CAVALOS

DATA: 24/10
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre
SINOPSE: No início da revolução farroupilha, o então coronel
Antônio de Souza Netto, busca soldados para a guerra que se inicia. Enquanto vaga pelos pampas gaúchos e uruguaios, descobre que seu antigo parceiro o domador de cavalos Índio Torres, está preso em um forte militar, acusado de crimes que não cometeu. Na luta para libertá-lo, se envolve com escravos rebelados, entre eles o negrinho do Pastoreio.

NETTO PERDE SUA ALMA

DATA: 25/10
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos
SINOPSE: O general Antônio de Souza Netto, proclamador da República Rio-grandense durante a Guerra dos Farrapos, é ferido em plena Guerra do Paraguai. Enquanto se recupera no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina, percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor. Ali recebe a visita do antigo companheiro, sargento Caldeira e juntos rememoram suas participações na guerra, o encontro com Milonga - jovem escravo do Corpo de Lanceiros Negros, o amor com Maria Escayola e o exílio no Uruguai.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.