Início Notícia Voltar

Pintura estimula criatividade de pacientes da Unimed

O cuidado com os detalhes, a preocupação de fazer o melhor para levar para casa ou presentear alguém



Data da Publicação da Notícia : 21/09/2018 16:54 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

O cuidado com os detalhes, a preocupação de fazer o melhor para levar para casa ou presentear alguém. Embora as mãos um tanto trêmulas e os gestos por vezes mais pausados e prolongados, a imaginação estava solta, expressando os sentimentos de cada um na forma de criação. E assim, aos poucos, um simples quadro em MDF e algumas gotas de tinta tornaram-se verdadeiras obras de arte.  A cada pincelada, maior o estímulo e o sorriso espontâneo nos semblantes surpresos com a atividade. Assim foi o encontro do grupo Bem-Estar, desenvolvido pelo setor de Medicina Preventiva, na quarta-feira, 19, que buscou incentivar o movimento e a habilidade das mãos.

A enfermeira Dagmar Scholl Lauter explica que trazer artesanato e atividades manuais para os idosos é uma forma de estimular a motricidade, a concentração, a criatividade e a motivação. É, ainda, uma opção de exercício para fazer em casa, estimulando a mente e o movimento. Também auxiliou na dinâmica o nutricionista Vitor Buss, da equipe de Medicina Preventiva.

Além da pintura, os idosos puderam escolher alguns adereços para harmonizar ainda mais a obra. No final, a parte interna do quadro recebeu a frase “Nunca é tarde para terminar algo ou muito cedo para começar”. A prática também motivou a integração. “Ótimo”, classificou o paciente Joaquim Teixeira Padilha, complementado jamais ter imaginado desenvolver a técnica nesta idade. Já a beneficiária Ilga Emília Herter disse ser algo “muito especial”, sentindo-se gratificada pelos vários anos em que possui plano Unimed.

Do grupo Bem-Estar fazem parte pacientes já acompanhados pelo setor de Medicina Preventiva, através do Programa de Atenção Integral à Saúde. Acompanham também familiares ou cuidadores. Nos encontros são orientadas questões sobre autocuidado, promoção à saúde e prevenção de complicações.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.