Início Notícia Voltar

Atividade física, saúde e educação física

Quando se ouve falar em saúde, a primeira coisa que vem à cabeça é a ausência de doença



Data da Publicação da Notícia : 21/09/2018 07:53 por Assessoria de imprensa - CESURG

CapaNoticia
Banner Topo

Quando se ouve falar em saúde, a primeira coisa que vem à cabeça é a ausência de doença, porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde vai muito além de ausência de doença, é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual, e não somente a ausência de doenças ou enfermidades” (Saba). Nesta perspectiva, devemos investir na nossa saúde de forma preventiva, e uma das formas de prevenção está na prática de exercício físico regular. 

Pois, segundo Nahas, “a inatividade física é o quarto fator de risco para mortalidade em todo o planeta”, e, mais, afirma o mesmo autor “em geral, 6% das mortes em todo o mundo são atribuídas à inatividade física. A primeira causa é a hipertensão (13%), depois o tabagismo (9%) e hiperglicemia (também com 6%). Além disso, a inatividade física é a principal causa de, aproximadamente,21 a 25% dos casos de câncer do cólon e de mama; 27% dos casos de diabetes; e 30% dos casos de doenças cardíacas isquêmicas” (Nahas).

Com a observação destes dados, fica clara a importância da prática regular de atividade física. Esta prática inicia com a Educação Física, pois “Educação Física é Educação.De crianças, jovens, adultos, idosos, [...]. Ela quer abrir os olhos das pessoas para as atitudes facilitadoras do bem-estar.É preventiva e remediadora. Ela ensina a fortalecer para não fraquejar, alongar para ser flexível, trabalhar a respiração para poder persistir. Ela vira você de cabeça para baixo e pernas para o ar para que você veja o mundo de outro ângulo. Ela põe você diante de um adversário para que você aprenda a vencê-lo e entenda o porquê das derrotas (Saba)”.

Não perca tempo, e sim ganhe tempo e vida. Através de uma vida 
fisicamente ativa é possível alcançar uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Procure um profissional de Educação Física, o profissional especialista em atividades físicas que tem o objetivo de “educar para uma relação mais madura com o corpo” (Saba).

Artigo escrito pela professora Betania Vicensi Bolsoni, pós-graduada em Fisiologia do Exercício Prescrição do exercício físico, mestra em Educação e docente do CESURG em Marau.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.