Início Notícia Voltar

I Congresso de Inovação em Gestão do CESURG investiga novos caminhos do mercado

Entre os dias 20 e 24 de agosto, a comunidade regional pode participar do I Congresso



Data da Publicação da Notícia : 19/09/2018 07:37 por Assessoria de imprensa - CESURG

CapaNoticia
Banner Topo

Entre os dias 20 e 24 de agosto, a comunidade regional pode participar do I Congresso de Inovação em Gestão, promovido pelo CESURG em Sarandi por meio dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas. Nesta primeira edição, a programação contou com atividades que investigaram os “Novos caminhos do mercado”, temática explorada pelos palestrantes em suas abordagens.
 
Na primeira noite de atividades, na segunda (20), a doutoranda em Engenheira de Produção Jaqueline Varela Maiorka explanou a respeito da “Gestão 4.0”, pontuando ao público participante sobre os novos rumos da gestão, tendo como plano de fundo a evolução industrial e as principais características advindas da implantação dos novos processos que as caracterizaram, destacando no atual cenário a era dos sistemas cyber físicos.

“Neuroreference: os segredos da Alta Performance em Vendas” foi o tema da palestra da terça (21), com o mestrando Rejiano Vedovatto, CEO da empresa Executivos de Vendas. Vedovatto apresentou estratégias assertivas de vendas, dando ênfase os caminhos que devem ser adotados para se tornar referência na vida e no trabalho, o comportamento do vendedor de alta performance e as chaves para conquistar a Alta Performance em Vendas.

Já na quarta (22), o congresso recebeu a palestra “Gestão da diversidade nas organizações”, ministrada pela mestranda e contadora Adriana Margarida Mignoni. Focada em analisar a existência do descompasso entre o discurso e as ações desenvolvidas pelas empresas e compreendidas por seus trabalhadores, a atividade enfatizou a isonomia salarial, de gênero, de etnias, de portadores de necessidades especiais, entre outros.

A palestrante Cinara Neumann Alves, doutoranda e professora do ESCOOP, fez considerações a respeito do tema “Cooperativismo e Desenvolvimento Regional”, na atividade desenvolvida na noite de quinta (23). O público participante pode compreender a importância das cooperativas como propulsoras do desenvolvimento regional, por meio de cases de sucesso e debates acerca do processo de desenvolvimento regional de forma sustentável. A programação oportunizou também a apresentação da Coopser, a Cooperativa de Prestação de Serviços criada pelos estudantes e professores do CESURG, que puderam relatar o processo de implantação da cooperativa, os desafios e as perspectivas da iniciativa.

O encerramento do congresso ocorreu na sexta (24), com a atividade “A intercooperação em cooperativas agroindustriais”, conduzida pelo Dr. Heitor José Cademartori Mendina. Ao apresentar cases dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Mendina destacou cooperativas que obtiveram sucesso com a intercooperação, trazendo de forma implícita as características necessárias para o sucesso na gestão de cooperativas.

Como afirma o diretor de Ensino e coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Eduardo Toledo Martins, “o evento de forma geral desenvolve um marco para a Região do Rio da Várzea, e será de caráter permanente, ocorrendo preferencialmente no mês de abril de cada ano. O mesmo trará como objetivo nortear os gestores a respeito de temas emergentes ao meio organizacional e reforçará temas latentes ao contexto e perspectivas do mercado”.

Para o coordenador do tecnólogo em Gestão de Cooperativas e do MBA em Gestão de Cooperativas e Desenvolvimento Regional do CESURG, Carlos Daniel Baioto, o congresso evidencia o comprometimento da direção, professores e estudantes da instituição em proporcionar um ambiente de debate reflexivo sobre  as possibilidades regionais. “Abordar temas como inovação, empreendedorismo, intercooperação, somados ao tema do desenvolvimento regional, possibilita compartilhar conhecimento para os diferentes públicos da comunidade. No contexto do curso de Gestão de Cooperativas, podemos destacar também o apoio de organizações sociais e públicas como a Cresol, Sescoop, Escoop, Cotrisal, Sicredi e a cooperativa Coopser”, complementa o docente.

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.