NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Gestão da diversidade: uma perspectiva de qualidade de vida no trabalho

As práticas da gestão, por vezes, distorceram o significado do ser humano no âmbito das organizações

Marau

Data da Publicação da Notícia : 15/09/2018 - 08:43

 
Foto Notícia Geral

As práticas da gestão, por vezes, distorceram o significado do ser humano no âmbito das organizações e em consequência frequentemente ignoraram o bem-estar do indivíduo enquanto trabalhador, dando ênfase para o seu comportamento no ambiente de trabalho no sentido de proporcionar eficiência e produtividade. Inicialmente, o foco das organizações estava somente na lucratividade, produzindo indivíduos racionais reagindo somente a estímulos externos (Chanlat).

Na compreensão de Chanlat (1994), o mundo da gestão é um universo profundamente humano. Portanto, restringi-lo apenas a dimensão econômica é, não somente condená-lo, mas, também, expor o grupo social, reduzindo-o a práticas de gestão, ocasionando severas perturbações sociais. Reinserir o aspecto econômico na dimensãohumana significaria, assim, uma “tarefa imperiosa”. Nesse sentido, percebendo que por meio das costumeiras práticas de gestão seria difícil atingir os objetivos das organizações, os gestores sentiram a necessidade de encontrar um novo modelo de gestão. Desse modo, o interesse pela Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) toma impulso logo após a Primeira Grande Guerra Mundial, no momento em que uma série de fatores econômicos, políticos e sociais contribuem para a necessidade de mudanças na forma de tratamento dos trabalhadores.

Um dos desafios encontrados pela QVT está relacionado à gestão da diversidade. O universo do trabalho vem sofrendo significativas transformações, dentre as quais se destacam o aumento da diversidade da força de trabalho. Esta realidade faz com que seja imperativo perceber, compreender e aproveitar as diferenças entre as pessoas, tornando assim, as equipes mais flexíveis, cooperativas, criativas e inovadoras na execução das atividades.

Para Shen et al. (2009) a diversidade da força de trabalho reconhece a realidade de que as pessoas diferem de muitas maneiras, principalmente, idade, sexo, estado civil, condição social, deficiência, orientação sexual, religião, personalidade, etnia e cultura e que as questões da diversidade predominante em cada país são diferentes. Uma força de trabalho diversificada compreende uma multidão de crenças, valores, entendimentos e visões de mundo.

Conforme Maccali et al. (2015), a gestão da diversidade no ambiente organizacional brasileiro teve início nas décadas de 1980 e 1990, com a discussão sobre cotas raciais, pautadas nas ações afirmativas. De acordo com o autor, a implementação da gestão da diversidade, quando bem planejada, tem o potencial de desenvolver os trabalhadores, para engajar-se em maneiras diferentes de pensar e agir de modo construtivo. 

Diante do exposto, entende-se que o gerenciamento da diversidade passa a ser entendido como importante para a promoção da QVT, favorável aos trabalhadores e à organização, auxiliando no alcance dos objetivos de ambos.

A gestão da diversidade pode representar um meio para o aumento da QVT dos indivíduos que pertencem aos grupos diversos, na medida em que os membros das organizações forem preparados para receber a diversidade e trabalhar com ela de forma positiva e produtiva. Desse modo, serão beneficiados tanto os trabalhadores como as organizações. Portanto, valorizar a diversidade pode aumentar a qualidade de vida do trabalhador e torna-se uma fonte de benefícios organizacionais.

Artigo produzido pela professora Adriana Mignoni, contadora e coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do CESURG em Marau

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Colunistas
Fonte: Adriana Mignoni
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

A arte de encontrar o consenso a partir do dissenso

 

O Trunfo é Paus

 

Professor: Agente de Transformação Humana

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Empresário de Sarandi constrói centro para atender 500 idosos gratuitamente

 

PRF, PC e BM prendem homem com mandado de prisão por roubo em Erechim

 

Palmeira das Missões é sede da 15ª edição da Mostra das Escolas de Educação Profissional

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul