NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Gestão da diversidade: uma perspectiva de qualidade de vida no trabalho

As práticas da gestão, por vezes, distorceram o significado do ser humano no âmbito das organizações

Marau

Data da Publicação da Notícia : 15/09/2018 - 08:43

 
Foto Notícia Geral

As práticas da gestão, por vezes, distorceram o significado do ser humano no âmbito das organizações e em consequência frequentemente ignoraram o bem-estar do indivíduo enquanto trabalhador, dando ênfase para o seu comportamento no ambiente de trabalho no sentido de proporcionar eficiência e produtividade. Inicialmente, o foco das organizações estava somente na lucratividade, produzindo indivíduos racionais reagindo somente a estímulos externos (Chanlat).

Na compreensão de Chanlat (1994), o mundo da gestão é um universo profundamente humano. Portanto, restringi-lo apenas a dimensão econômica é, não somente condená-lo, mas, também, expor o grupo social, reduzindo-o a práticas de gestão, ocasionando severas perturbações sociais. Reinserir o aspecto econômico na dimensãohumana significaria, assim, uma “tarefa imperiosa”. Nesse sentido, percebendo que por meio das costumeiras práticas de gestão seria difícil atingir os objetivos das organizações, os gestores sentiram a necessidade de encontrar um novo modelo de gestão. Desse modo, o interesse pela Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) toma impulso logo após a Primeira Grande Guerra Mundial, no momento em que uma série de fatores econômicos, políticos e sociais contribuem para a necessidade de mudanças na forma de tratamento dos trabalhadores.

Um dos desafios encontrados pela QVT está relacionado à gestão da diversidade. O universo do trabalho vem sofrendo significativas transformações, dentre as quais se destacam o aumento da diversidade da força de trabalho. Esta realidade faz com que seja imperativo perceber, compreender e aproveitar as diferenças entre as pessoas, tornando assim, as equipes mais flexíveis, cooperativas, criativas e inovadoras na execução das atividades.

Para Shen et al. (2009) a diversidade da força de trabalho reconhece a realidade de que as pessoas diferem de muitas maneiras, principalmente, idade, sexo, estado civil, condição social, deficiência, orientação sexual, religião, personalidade, etnia e cultura e que as questões da diversidade predominante em cada país são diferentes. Uma força de trabalho diversificada compreende uma multidão de crenças, valores, entendimentos e visões de mundo.

Conforme Maccali et al. (2015), a gestão da diversidade no ambiente organizacional brasileiro teve início nas décadas de 1980 e 1990, com a discussão sobre cotas raciais, pautadas nas ações afirmativas. De acordo com o autor, a implementação da gestão da diversidade, quando bem planejada, tem o potencial de desenvolver os trabalhadores, para engajar-se em maneiras diferentes de pensar e agir de modo construtivo. 

Diante do exposto, entende-se que o gerenciamento da diversidade passa a ser entendido como importante para a promoção da QVT, favorável aos trabalhadores e à organização, auxiliando no alcance dos objetivos de ambos.

A gestão da diversidade pode representar um meio para o aumento da QVT dos indivíduos que pertencem aos grupos diversos, na medida em que os membros das organizações forem preparados para receber a diversidade e trabalhar com ela de forma positiva e produtiva. Desse modo, serão beneficiados tanto os trabalhadores como as organizações. Portanto, valorizar a diversidade pode aumentar a qualidade de vida do trabalhador e torna-se uma fonte de benefícios organizacionais.

Artigo produzido pela professora Adriana Mignoni, contadora e coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do CESURG em Marau

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Colunistas
Fonte: Adriana Mignoni
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Produção de conteúdo ou Fake News?

 

Os diversos papéis das mulheres e a importância da empatia

 

Os desafios da recolocação profissional

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

PRF faz escolta para mulher grávida em Sarandi

 

Não vote em candidato que já exerceu mandato ou que tenha sido cassado

 

Expoacisa 2018 é lançada em clima de otimismo

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul