Início Notícia Voltar

Unimed aborda sexualidade na terceira idade com pacientes do Grupo Qualidade De Vida

Tabus, valores, angústias, dúvidas. A sexualidade ainda é abordada com certo desconforto por muitas pessoas



Data da Publicação da Notícia : 10/09/2018 08:33 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

Tabus, valores, angústias, dúvidas. A sexualidade ainda é abordada com certo desconforto por muitas pessoas, em especial, da terceira idade, por consideram assunto dos mais jovens. Visando tratar mensalmente de assuntos que reforçam a importância do autocuidado, da promoção à saúde e da prevenção de complicações, o setor de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS proporcionou ao grupo Qualidade de Vida debate sobre a sexualidade na terceira idade. O encontro ocorreu na quarta-feira, 5.

Para sentirem-se mais à vontade ao tratar do tema, os pacientes foram divididos em dois grupos, conforme o gênero. A conversa foi conduzida pelos médicos Marcos Boff e Martha Fonseca da Silva e Silva, integrantes da equipe multidisciplinar da área de Medicina Preventiva. Na abordagem aos homens, Boff apontou os cuidados, a autoestima dentro da sexualidade e, principalmente, a parceria de um casal, “o comportamento em busca de uma satisfação sexual e qualidade de vida.

Às mulheres, Martha evidenciou a importância de conhecer o próprio corpo, explicando que problemas de saúde e, também mudanças hormonais, podem influenciar na sexualidade, por isso a necessidade de comentar com o médico todos os sintomas. Em alguns casos, o casal deve procurar orientação profissional. “Nascemos com capacidade de amar e também com sexualidade”, ilustrou, apontando que “muitas vezes se enxerga isso com preconceito, que pode vir da gente mesmo”.

O aumento nos casos de doenças sexualmente transmissíveis na terceira idade também foi abordado com preocupação. Afinal, entre jovens ou idosos, a prática exige proteção. Assim, os profissionais destacaram a importância do sexo seguro e também o uso correto de medicações, conforme orientação médica.

A enfermeira Dagmar Scholl Lauter, que atua no setor de Medicina Preventiva, esclarece que o assunto está incluído em uma proposta de abordar temas diferenciados, que envolvem a saúde física, mental e emocional, em alguns casos, considerados tabus. O grupo integra as atividades desenvolvidas através do Programa de Atenção Integral à Saúde da Unimed Noroeste/RS.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.