NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Município de Chapada acolhe imigrantes venezuelanos

A Prefeitura do município de Chapada pediu para receber imigrantes venezuelanos

Chapada

Data da Publicação da Notícia : 05/09/2018 - 08:39

 
Foto Notícia Geral
Imagens Prefeitura de Chapada
Foto:

A Prefeitura do município de Chapada pediu para receber imigrantes venezuelanos. Segundo o prefeito, Carlos Catto, está prevista a chegada de cerca de 50 pessoas no próximo dia 25, transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pelo Exército.

Chapada é a terceira cidade a receber os imigrantes no Rio Grande do Sul encaminhados pelo governo federal, depois de Esteio e Canoas. São 221 em Esteio, e 425, em Canoas. Outros 14 venezuelanos foram por conta própria para a Serra do RS. Chapada, porém, foi o primeiro município que se ofereceu, segundo a Casa Civil.

"Decidimos isso com a [Secretaria de] Assistência Social, Educação e as outras pastas. Chegamos à conclusão de que devemos fazer parte da ação" afirma Catto. Ele considera acolhimento uma questão humanitária, e diz que o município está preparado para receber essas pessoas.

"Grande parte da nossa cidade é descendente da imigração italiana, portuguesa, alemã. São pessoas que saíram da Europa em uma situação não muito legal, e todos se deram bem aqui", avalia Catto.

As equipes da prefeitura estão trabalhando na preparação do prédio que abrigava uma escola rural, que está ociosa, no interior do município, onde os imigrantes serão acomodados.

No local, passa um ônibus, fretado pela prefeitura, para levar trabalhadores da área rural até a cidade. Os venezuelanos poderão aproveitar esse transporte para ir e voltar do trabalho. "Temos vagas na construção civil, nas propriedades agrícolas e nas indústrias de sapato e laticínios", explica o prefeito. Os imigrantes que tenham experiência ou perfil para o ensino poderão ser chamados para dar oficinas de espanhol nas escolas do município, adianta Catto.

Para as crianças, o prefeito garante que há vagas, tanto no ensino infantil quanto no básico. "Estamos apostando nossas fichas que vai dar tudo certo", diz. E ele aposta também que as cenas de agressões aos imigrantes em Pacaraima, Roraima, não se repetirão em Chapada. "Posso dizer que 90% da população aprova a vinda deles para cá", avalia o prefeito.

A prefeitura solicitou também a verba destinada pelo Ministério de Desenvolvimento Social para municípios que recebem os imigrantes. Carlos Catto comenta que uma conta já foi aberta.

Para o prefeito, a cidade pode servir como uma nova perspectiva para os imigrantes, após a dura realidade do país com recordes de inflação, desemprego e crise social. "A gente quer que eles se enraizem, fiquem aqui, que não seja só uma aventura", explica o prefeito. "Se tivesse bom lá [na Venezuela], eles teriam ficado", conclui.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: G1
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Lançada a campanha de escolha da Soberanas de Sarandi

 

Fusion AWD V6 Potencia e Conforto

 

SMEC de Rondinha promoverá 1º Passeio Ciclístico

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Coral da 3ª Idade se prepara para o VII Encontro de Corais no Município

 

Amzop recebe Secretário Segurança e encaminha ações conjuntas

 

MEI: faça a Declaração Anual do Simples Nacional

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul