Início Notícia Voltar

Município de Chapada acolhe imigrantes venezuelanos

A Prefeitura do município de Chapada pediu para receber imigrantes venezuelanos



Data da Publicação da Notícia : 05/09/2018 08:39 por G1

CapaNoticia

Imagens Prefeitura de Chapada

Banner Topo

A Prefeitura do município de Chapada pediu para receber imigrantes venezuelanos. Segundo o prefeito, Carlos Catto, está prevista a chegada de cerca de 50 pessoas no próximo dia 25, transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pelo Exército.

Chapada é a terceira cidade a receber os imigrantes no Rio Grande do Sul encaminhados pelo governo federal, depois de Esteio e Canoas. São 221 em Esteio, e 425, em Canoas. Outros 14 venezuelanos foram por conta própria para a Serra do RS. Chapada, porém, foi o primeiro município que se ofereceu, segundo a Casa Civil.

"Decidimos isso com a [Secretaria de] Assistência Social, Educação e as outras pastas. Chegamos à conclusão de que devemos fazer parte da ação" afirma Catto. Ele considera acolhimento uma questão humanitária, e diz que o município está preparado para receber essas pessoas.

"Grande parte da nossa cidade é descendente da imigração italiana, portuguesa, alemã. São pessoas que saíram da Europa em uma situação não muito legal, e todos se deram bem aqui", avalia Catto.

As equipes da prefeitura estão trabalhando na preparação do prédio que abrigava uma escola rural, que está ociosa, no interior do município, onde os imigrantes serão acomodados.

No local, passa um ônibus, fretado pela prefeitura, para levar trabalhadores da área rural até a cidade. Os venezuelanos poderão aproveitar esse transporte para ir e voltar do trabalho. "Temos vagas na construção civil, nas propriedades agrícolas e nas indústrias de sapato e laticínios", explica o prefeito. Os imigrantes que tenham experiência ou perfil para o ensino poderão ser chamados para dar oficinas de espanhol nas escolas do município, adianta Catto.

Para as crianças, o prefeito garante que há vagas, tanto no ensino infantil quanto no básico. "Estamos apostando nossas fichas que vai dar tudo certo", diz. E ele aposta também que as cenas de agressões aos imigrantes em Pacaraima, Roraima, não se repetirão em Chapada. "Posso dizer que 90% da população aprova a vinda deles para cá", avalia o prefeito.

A prefeitura solicitou também a verba destinada pelo Ministério de Desenvolvimento Social para municípios que recebem os imigrantes. Carlos Catto comenta que uma conta já foi aberta.

Para o prefeito, a cidade pode servir como uma nova perspectiva para os imigrantes, após a dura realidade do país com recordes de inflação, desemprego e crise social. "A gente quer que eles se enraizem, fiquem aqui, que não seja só uma aventura", explica o prefeito. "Se tivesse bom lá [na Venezuela], eles teriam ficado", conclui.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.