Início Notícia Voltar

CTG Taquaruçu sedia evento sobre tropeirismo

â??Tropeirismo: contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandenseâ??



Data da Publicação da Notícia : 30/08/2018 09:35 por Assessoria de imprensa - Constantina

CapaNoticia
Banner Topo

“Tropeirismo: contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense” é o tema dos Festejos Farroupilhas 2018 e o CTG Taquaruçu de Constantina em parceria com a 7ª Região Tradicionalista e o MTG, com o objetivo de proporcionar um maior conhecimento sobre o assunto, sediou no último sábado (25/08/2018), um evento maravilhoso sobre o tema.

Estiveram na condução dos trabalhos os estudiosos sobre o tropeirismo e a cultura gaúcha, os senhores Valter Fraga Nunes e Marco Aurelio Angeli representando o MTG e o Sr. Airto Timm, representando a 7ª Região Tradicionalista.

O Tropeirismo foi um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação europeia pelos jesuítas na região missioneira (1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas, e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias. Este movimento de ir e vir de pessoas de diversas regiões sul-americanas, cada um com seus costumes, valores, crenças, saberes etc., agregaram ao homem residente no Rio Grande do Sul uma bagagem cultural que influenciaria num perfil típico do Gaúcho atual.

A importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque. O tropeiro, inicialmente alóctone (vem de outro lugar) aos poucos vai se aquerenciando por aqui, adquirindo terras e assim originando novas estâncias, contribuindo para a ocupação territorial definitiva do RS. Alguns formaram famílias, casando-se com gaúchas e muitos de seus filhos seguiram as atividades de seus pais, garantindo assim, vivas as lidas tropeiras de seus antecedentes.

A metodologia utilizada pelos colaboradores chamou a atenção de todos, pois foi mostrado na prática muito do que foi explanado aos presentes, incluindo até uma oração ao inciar e ao encerrar o evento a exemplo dos tropeiros que faziam seus pedidos, ao inciar o seu dia de trabalho e agradeciam, ao findar de cada dia.

Também estiveram presentes no evento, a coordenadora da 7ª RT, Srª Gilda Galleazzi, o Prefeito Gerri Sawaris, a coordenadora do Departamento Cultural da 7ª RT, Srª Luiza Monteiro, a 3ª Prenda Mirim do RS, Ester Belegante Nervo, as Prendas e Peões da 7ª RT Gestão 2018/2019, Patronagem da entidade, pais, prendas e peões de demais entidades, e a comunidade em geral.

Agradecemos ao jovem Julio De Carli Camargo pelo empréstimo de sua petiça para as demonstrações práticas de tropeirismo e a todos que colaboraram para que este evento acontecesse, em especial à patronagem, e Dpto. Cultural do CTG, por proporcionar momentos como esse de conhecimento sobre a história e a cultura de nosso Estado, bem como, sobre a formação da identidade do povo sul-rio-grandense.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.