NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Inclusão na prática: acadêmicas da Pedagogia CESURG têm aula de Libras

Instituição que tem Responsabilidade entre os seus Valores, o CESURG defende a adoção por toda a sociedade

Sarandi

Data da Publicação da Notícia : 30/08/2018 - 08:23

 
Foto Notícia Geral

Instituição que tem Responsabilidade entre os seus Valores, o CESURG defende a adoção por toda a sociedade de políticas mais inclusivas, mirando uma humanidade mais inclusiva e que celebre a enriquecedora diversidade resultante das diferenças entre as pessoas. Na última quinta-feira (23), acadêmicas do curso de Pedagogia do CESURG participaram de um exercício prático de inclusão, durante aula da disciplina de Libras que contou com a participação de membros da comunidade surda de Sarandi.

Estudantes e docentes do curso receberam os membros da comunidade surda, Andrei Sabadin dos Santos, Dyonatan Wilhan Muhl, Milton Jung e Paulo Leiés Fritzen, acompanhados pela professora Maria de Lourdes Freddo (Beta). Propiciando a valorização dos saberes e das experiências, troca de conhecimentos e inclusão vivenciada na prática, a atividade integrou os membros da comunidade surda e as acadêmicas de Pedagogia, que puderam conhecer as potencialidades e possibilidades da cultura surda, além de esclarecer dúvidas sobre a Língua Brasileira de Sinais. As estudantes receberam, ainda, um sinal para representar o nome de cada uma, prática utilizada entre os membros da comunidade surda.

Como explica a coordenadora do curso de Pedagogia do CESURG, Ma. Patrícia Signor, a disciplina de Libras é componente obrigatório na matriz curricular nos cursos de Licenciatura do CESURG, e visa, dentre outros objetivos, promover a prática em diálogos e compreensão da conversação em Libras. “Mais do que estudar a língua, é importante proporcionar aos acadêmicos situações de interação sociocultural e linguística entre falantes e surdos, a fim de conhecer, além da língua, também aspectos da cultura surda e dar visibilidade e espaço para a as pessoas exercerem sua cidadania e desenvolvimento social”, complementa a educadora.

A disciplina de Libras é ministrada pela pedagoga Chana Beltramin, docente de Libras. Segundo Chana, esta disciplina vai além da prática em sala de aula. “Precisamos do contato, do vínculo com a comunidade surda. 

Eles são a nossa prioridade enquanto educadores e educadoras, precisamos incluí-los no debate e fazer com que sejam eles os protagonistas deste processo de inclusão. O curso de Pedagogia do CESURG tem este diferencial, que é aproximar os sujeitos da comunidade acadêmica”, explica a docente. “Particularmente, estou emocionada com essa possibilidade de convivência com a comunidade surda. Nós queremos aprender Libras, mas também queremos conviver com os surdos e surdas e incluí-los em nosso meio”, revela a professora Chana.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Educação
Fonte: Assessoria de imprensa - CESURG
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Projeto Aluno Ligado vai premiar com bolsa de estágio

 

Ministro defende educação básica e qualificação para o trabalho

 

Concurso de Redação “Cidadania Fiscal”

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

PRF faz escolta para mulher grávida em Sarandi

 

Não vote em candidato que já exerceu mandato ou que tenha sido cassado

 

Expoacisa 2018 é lançada em clima de otimismo

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul