Início Notícia Voltar

São Pedro das Missões inicia trabalho de reconstrução após temporal

Mais de 200 famílias foram atingidas pelos temporais com chuva de granizo desta sexta-feira (24)



Data da Publicação da Notícia : 27/08/2018 10:42 por G1

CapaNoticia
Banner Topo

Mais de 200 famílias foram atingidas pelos temporais com chuva de granizo desta sexta-feira (24) no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Neste sábado (25), moradores aproveitaram o dia ensolarado para limpar as casas e tentar reconstruir o que podiam.

Só em São Pedro das Missões, município com cerca de 2 mil habitantes, por volta de 60 casas sofreram estragos devido à chuva de granizo. As lavouras também foram atingidas. A prefeitura estima prejuízo inicial de R$ 1,5 milhão, e decretou situação de emergência.

“Emergencialmente vamos disponibilizar de R$ 15 mil a 20 mil pelo município para a aquisição de telhas pra serem recolocadas”, afirma o prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira da Silva.

No dia seguinte, a Defesa Civil realizou um levantamento dos estragos. “Pelo que vimos, está muito parecido com dano decorrente de um tornado, um vendaval muito forte juntamente com granizo. Principalmente na localidade da Linha Brizola, em que estávamos, há uma característica de possível tornado”, diz o coordenador regional da Defesa Civil, major Carlos Alberto Aguiar.

No ponto mais alto do município, é possível perceber a quantidade de estragos. Um armazém de grãos ficou parcialmente destruído, árvores foram arrancadas, postes caíram e até uma torre de 90 metros de altura foi ao chão.

“Só vi aquele vento forte quando veio de cima. Quando eu abri a janela, não deu mais tempo, ela abriu com tudo, bateu. Quando eu tentei sair na porta, tentei abrir a porta, já caiu com tudo”, conta a dona de casa Marilda Souza dos Santos Brizola.

A dona de casa Roselaine de Mattos conta que também teve a residência atingida pela ventania e pelo granizo. “Corremos para onde não atingiu, e escapamos para o lado da cozinha, que não deu muito vento”, relata.

Também houve estragos nas cidades vizinhas São José das Missões, Campo Novo e Novo Barreiro. Coronel Bicaco deve decretar situação de emergência na semana que vem.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.