Início Notícia Voltar

Escolas municipais se preparam para o 8° Festival de Danças

A Secretaria Municipal de Educação de Palmeira das Missões estará realizando



Data da Publicação da Notícia : 24/08/2018 14:58 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

A Secretaria Municipal de Educação de Palmeira das Missões estará realizando, no dia 10 de novembro de 2018, nos turnos da manhã e da tarde, a 8ª edição do seu Festival Municipal de Danças, que acontecerá no palco da Feira do Livro. O tema do evento será “A literatura através do movimento: a arte da dança encontra a arte da palavra” e o projeto tem por objetivo valorizar as práticas pedagógicas relacionadas à dança enquanto expressão artística e como cultura corporal de movimento, em uma perspectiva de protagonismo do aluno, mediado pelo professor, no processo de construção e apresentação ao público de trabalhos coreográficos diversos.

As categorias do Festival serão organizadas conforme os diferentes níveis de ensino existentes na rede: a) Educação Infantil, b) Anos Iniciais e c) Anos Finais. Levando-se em consideração o âmbito local da atividade, a competição será destinada apenas a estudantes devidamente matriculados nas escolas municipais. As coreografias serão avaliadas de maneira independente por uma equipe de cinco jurados, os quais serão convidados pela Comissão Organizadora, tendo como critério sua experiência e/ou atuação na área da dança escolar, na pesquisa em dança e educação e, também, em produção cultural.

No que diz respeito ao tema do Festival Municipal de Danças, uma vez que ele fará parte da programação da Feira do Livro, está sendo proposta uma articulação entre os dois eventos, motivo pelo qual foi estabelecida uma temática diferente dos anos anteriores. Acredita-se que este tema irá possibilitar um número infinito de alternativas a serem exploradas pelas escolas, no sentido de nos oferecer um espaço de convergência entre a literatura e a dança, considerando que a literatura também pode ser vista como uma forma de expressão artística e cultural.

Muitos autores denominam a literatura como a arte da palavra, seja através da escrita de diferentes estilos textuais, da contação de histórias, oralidade e multimídias, motivo pelo qual, através da criatividade e da inovação, poderão ser estabelecidas muitas conexões com a dança, que é a arte do corpo e da expressão dos movimentos humanos.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.