Início Notícia Voltar

Safra da Erva-mate é aberta oficialmente no Novo Barreiro

Nesta quarta-feira, 15/08, ocorreu a abertura oficial da safra  da erva-mate  do Estado do Rio Grande do Sul



Data da Publicação da Notícia : 18/08/2018 09:07 por Assessoria de imprensa - Novo Barreiro

CapaNoticia
Banner Topo

Nesta quarta-feira, 15/08, ocorreu a abertura oficial da safra  da erva-mate  do Estado do Rio Grande do Sul, durante o primeiro dia de campo intermunicipal de  Palmeira das Missões e Novo Barreiro, que realizou-se  junto ao erval em Sistema Agroflorestal de propriedade do Sr. Paulo Sergio da Cruz e Família, Ervateira Gurizinho,  localizado na Linha Passo Raso, divisa com Novo Barreiro.  O evento foi organizado pelos escritórios municipais da Emater conjuntamente com a Administração de Palmeira das Missões e Novo Barreiro.

O debate do dia de campo trouxe temas técnicos importantes como: a Implantação e Manejo de Ervais Produtivos de Alta Qualidade com a poda de formação, manejo de pragas e melhoramento de ervais nativos e a poda de rejuvenescimento, que foram a abordadas pelo Agrônomo Ilvandro Barreto de Melo, da Emater/RS, e as estratégias de colheita trazidas pelo produtor de Erva-Mate de Machadinho-RS.

Para o setor ervateiro da região, foi considerado momento de fundamental importância, discutir novas tecnologias de manejo e produtividade, visto que a região da Grande Palmeira detém um número significativo de indústrias ervateiras, principalmente Novo Barreiro com 16 Indústrias, e com grande potencial de aumento da produtividade e consequentemente aumentará a geração de renda e valor agregado para o produto.

 

 O Prefeito Tito, destaca que: “Realizar a abertura da safra da erva-mate na nossa região, foi um ato de reconhecimento e valorização para nossos produtores e para a nossa erva-mate que tem sabor diferenciado das demais regiões e Novo Barreiro destaca-se por ter grande potencial genético de ervais nativos, e ainda, este momento  enaltece  a nova fase em que o setor passa, de valorização do produto o  e reconhecimento de  propriedades da erva-mate, que vem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda e possibilidades de sucessão familiar”.

O evento reuniu mais de 120 participantes, com representações de ervateiras do estado do Paraná, autoridades estaduais e municipais, Universidades, Gerência Regional da Emater, Escola Técnica Celeste Gobbato, 20ª Coordenadoria de Educação, COREDE Rio da Várzea, AEPLAN, IBRAMATE, Viveiro Amann e grande número de produtores de erva-mate dos municípios de Palmeira das Missões e Novo Barreiro.

A administração municipal de Novo Barreiro, agradece a equipe do Escritório da Emater local pelo empenho e organização do evento, como também, a e equipe da Secretaria de Agricultura por todo o apoio e mobilização para a brilhante realização do dia de campo, mostrando mais uma vez que a união de esforços traz resultados excelentes.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.