Início Notícia Voltar

Hospital Unimed recebe trigêmeos pela primeira vez

Eram 14h17 do dia 14 de junho quando Valentina veio ao mundo



Data da Publicação da Notícia : 17/08/2018 09:16 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

Eram 14h17 do dia 14 de junho quando Valentina veio ao mundo. Em seguida chegou Sofia e depois Benjamin, com apenas um minuto de diferença entre eles. Os irmãos marcam a história do Hospital Unimed, como o primeiro parto de trigêmeos realizado em 13 anos de funcionamento do serviço. Tão pequenos e delicados, mas fortes o suficiente para já estarem fora dos cuidados intensivos. “Três milagresinhos que Deus me deu”, define emocionada a mãe, Silvia Regina Corrêa, que deu a luz com 32 semanas de gestação.

Prematuros e com peso entre 1.590Kg e 2.070Kg, os três foram encaminhados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal) imediatamente após o parto. Ainda no início da gravidez, Silvia teve conhecimento desta possível necessidade e que deveria estar preparada, mas revela que, na prática, o fato gera um pouco de angústia. “Desde o primeiro momento fui muito bem amparada. Sabia que estavam bem cuidados”, reforça a mãe sobre o atendimento que recebeu no Hospital Unimed.

A turma conquistou o carinho de toda a equipe. “Estávamos organizados para receber os três bebês ao mesmo tempo”, explica a enfermeira Daiane Zambon Dockhorn, coordenadora da área, apontando também para a agilidade da equipe. “Temos condições de dar esse suporte, pois estamos preparados para esse tipo de atendimento”, reforça. O coordenador-médico da UTI Neonatal, Maurício Bortolini, aponta a preparação antecipada do setor para casos como este, fator que garante segurança para o paciente, para o médico e para toda a equipe, “com atendimento de melhor qualidade e completo para os nenês desde o primeiro momento”.

Assim como em casa os berços, as fraldas e as roupinhas foram triplicados, a equipe do Hospital foi reforçada para essa recepção tripla e simultânea de recém-nascidos, tanto no momento do parto, quanto para a acolhida na UTI. “É imprescindível que haja uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para obtermos sucesso no atendimento neonatal em geral. Especificamente no caso dos trigêmeos prematuros, Valentina, Sofia e Benjamin, foi preciso uma equipe de médicos obstetras e pediatras, berçaristas e enfermeiros capacitados para atendimento em sala de parto, atuando na recepção, estabilização e transferência segura dos recém-nascidos à UTI”, descreve o pediatra Alan Krüger Penno. A importância do papel e do afeto familiar também foi apontado. “O sucesso do tratamento dos pacientes está diretamente relacionado à dedicação e ao carinho da família, principalmente dos pais, que sempre estiveram presentes e não dispensaram esforços no auxílio à equipe”, conclui Alan, que é médico assistente dos trigêmeos.

A mãe, de 31 anos, destaca o apoio que recebeu da equipe da UTI Neonatal, inclusive no aspecto emocional e da importância de não passar sentimento de aflição aos bebês. “Diziam que tudo ia passar, que era uma fase”, contou. E passou! Benjamin, teve uma recuperação mais rápida e teve alta da Unidade de Terapia Intensiva 16 dias depois. E já no dia 7 julho pode ir para casa com os pais. Sofia e Valentina permaneceram por mais tempo, trocando a UTI pela Unidade de Internação nesta terça-feira, 7 de agosto. Sílvia e o esposo, Jorge Ricardo da Costa Rodrigues, de 33 anos, que residem em Panambi, aguardam ansiosos a chegada de toda a família em casa. “Não tem bem material que pague”, ilustra a mãe de “primeira viajem”. Do mesmo modo, o casal sente-se gratificado pelo apoio oferecido pela empresa em que atuam, como técnica de Enfermagem e soldador, e dos familiares desde a gestação, especialmente em períodos de apreensão. “Também passamos por momentos difíceis”, reconhece Silvia, que é cliente Unimed através da Bruning Tecnometal.

A avó materna Ivone Corrêa relata a emoção de receber três netos de uma só vez. “Nunca esperava isso na minha vida. Quando me contaram que eram três, não pude acreditar. Ficamos muito felizes e estamos ansiosos para recebê-los em casa”, revela sem conter as lagrimas de alegria, planejando curtir cada momento com trio e a festa de primeiro aninho. “Vai ser só alegria”, finaliza a avó que já tem outros três netos.

Nesta quinta-feira, 9, o time já está preparado para ir para casa. Vestidos com roupinhas do “time do coração” dos pais, o Grêmio, presentes dos “dindos”, aguardam somente um “apito final” para deixar o Hospital. Afinal, todos estão na torcida e aplaudem em pé a luta destes pequenos guerreiros, que souberam jogar o jogo da vida e encontrar na saúde a taça da vitória.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.