Início Notícia Voltar

Professor alerta sobre problema da destinação do lixo urbano

O professor Mauri Federizzi, mestre em Engenharia Ambiental, docente do CESURG em Marau



Data da Publicação da Notícia : 16/08/2018 08:22 por Assessoria de imprensa - CESURG

CapaNoticia
Banner Topo

O professor Mauri Federizzi, mestre em Engenharia Ambiental, docente do CESURG em Marau, publicou artigo alertando sobre o problema da destinação correta do lixo urbano. Confira a publicação:

“Vive-se em um ambiente de crescimento e de inovações tecnológicas e de rápidas transformações, e ao meio ambiente não é diferente, novos tempos nos quais as pessoas estão confrontadas com uma situação completamente adversa, que exige rápidas respostas de conduta humana.

O crescimento populacional acelerado e o rápido adensamento demográfico das cidades de pequeno, médio e grande porte, no qual, têm provocado inúmeros problemas para a destinação do grande volume de resíduos sólidos domiciliares causando impactos ambientais de se saúde pública.

Embora exista a Lei 12.305/2010 a qual institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios enfrentam dificuldades em realizar o gerenciamento dos resíduos urbanos desde a sua geração, segregação, acondicionamento, coleta e destinação final dos resíduos, impactando em custos elevados para efetuar essa logística.

Além da geração do resíduo domiciliar existe também os do comércio, da construção civil, indústrias, de serviços de saúde, embora exista legislação especifica para estes, quando não destinados adequadamente irão ir para o lixo urbano, que além de impactar no custo para o município, contribuem com o volume e diminuem a vida útil dos aterros sanitários.

Outro fator importante é que parte da população ainda não possui uma cultura de realizar a correta separação e destinação em contentores dos resíduos gerados em domicílios e colocam outros tipos de resíduos em ambientes como terrenos baldios impactando diretamente o meio ambiente das comunidades no entorno em que vivem.

Diante de tal problemática, se faz necessário que toda a sociedade organizada busque ações em educação ambiental para conscientizar a população do grave problema que os resíduos urbanos causam ao meio ambiente e na qualidade de vida das comunidades”.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.