Início Notícia Voltar

Medicina Veterinária do CESURG inicia campanha regional de vacinação contra a raiva

O cuidado da saúde dos pets é uma questão de saúde pública, e manter em dia as vacinações dos animais é fundamental



Data da Publicação da Notícia : 14/08/2018 08:15 por Assessoria de imprensa - CESURG

CapaNoticia
Banner Topo

O cuidado da saúde dos pets é uma questão de saúde pública, e manter em dia as vacinações dos animais é fundamental. Com a intenção de contribuir com a imunização dos animais na região, o curso de Medicina Veterinária do CESURG iniciou no último sábado (11) uma campanha regional de vacinação contra a raiva. Neste primeiro dia, donos de cães e gatos puderam levar seus pets até a Praça do Glória, em Carazinho.

O serviço foi disponibilizado gratuitamente por meio da parceria entre o CESURG, a Agropecuária Dois Irmãos e a ONG Vira-lata. Organizada pelo coordenador de Medicina Veterinária do CESURG, Me. Rafael Pandolfi, e o professor do curso Me. Daniel Quadros, a atividade integra a Plataforma de Extensão PetAssist, envolvendo estudantes em ações práticas, aproximando o acadêmico da realidade profissional e oportunizando serviços gratuitos à comunidade.

Conforme Pandolfi, agosto é o mês em que se inicia a campanha de vacinação contra a raiva, “então neste período há uma grande concentração de fêmeas no cio, devido às condições climáticas, e isso faz com que haja uma maior possibilidade de disseminação vírica entre a espécies. Neste sentido, essa campanha de vacinação, que compõe o PetAssist, visa a imunização dos animais, bem como a informação da população da importância da realização da vacina e as possíveis conseqüências geradas por animais infectados”, explica o coordenador de Medicina Veterinária.

Neste primeiro dia de imunização, em Carazinho, foram vacinados mais de 300 animais, entre cães e gatos, reafirmando a importância da ação, segundo Pandolfi, “uma vez que essas atividades nos permitem realizar um trabalho muito forte na saúde pública, principalmente contra doenças infectocontagiosas transmitidas de animais para humanos (zoonoses)”. Na manhã do dia 18, próximo sábado, a campanha será promovida em Almirante Tamandaré do Sul, em frente a Agropecuária Dois Irmãos. Já no  sábado (25), a equipe estará em Sarandi, pela manhã e tarde, imunizando os pets na Praça Farroupilha. O município de Palmeira das Missões é o último a receber a campanha de vacinação do CESURG, pela manhã e tarde do dia 1º de setembro, na Praça Paulo Ardenghi.

Imunização obrigatória

A imunização dos pets contra a raiva é obrigatória, visto que a raiva é provocada por um vírus altamente contagioso, que se alastra pelo sistema nervoso central dos animais domésticos ou selvagens. É transmitida ao ser humano através do contato com a saliva (mordida ou lambedura em contato com uma ferida existente) de animais que estão contaminados. A vacinação é o único meio de prevenção contra a raiva em cães e gatos e ela deve ser feita a partir do quarto mês de vida do animal, devendo ser reforçada anualmente.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.